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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único do Professor – Solicitar 1ª via e 2° via

O QUE É

É a solicitação da 1ª via ou 2ª via do Bilhete Único do Professor. 
O Bilhete Único do Professor permite o acesso nas estações do Metrô, CPTM, Via Mobilidade e ViaQuatro, com o benefício da Meia-Tarifa (desconto de 50% do valor da passagem).

QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento do ano em que o (a) professor(a) desejar fazer o cadastro ou solicitar a 2ª via. 
PÚBLICO-ALVO
Professores (as) do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, que residem e/ou lecionam na Cidade de São Paulo ou Região Metropolitana de São Paulo, ou, nos municípios de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí  e que deem aula em cursos autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos necessários para a solicitação:

- RG;

- CPF; 

- Comprovante de residência –  emitido nos últimos 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.);

- Matrícula ativa para o ano vigente.

PRAZO MÁXIMO 
7 dias. 
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

1ª via: custo equivalente a 5 tarifas vigentes.

2ª via: custo equivalente a 10 tarifas vigentes. 
Para consultar o valor da tarifa vigente, clique aqui (link direciona para portal externo)

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

PRINCIPAIS ETAPAS 
1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e informe a unidade de ensino em que leciona;
2) A unidade de ensino deve enviar os seus dados para a SPTrans;
3) Assim que os dados forem recebidos pela SPTrans, você poderá acessar o Portal de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e fazer sua solicitação;    
4) Pague o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigente no município de São Paulo por PIX, cartão de crédito ou boleto;
5) Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para sua casa, ou endereço informado no cadastro em até 7 dias úteis.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
PORTARIA SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É possível acompanhar a situação de seu pedido pelo site;
- Em caso de perda, roubo, furto ou extravio, acesse a área logada no site da SPTrans, no menu esquerdo, clique em “Meus Cartões”. Selecione o cartão que será cancelado e clique no ícone. No município de São Paulo, é possível ligar para a Central 156; outras localidades ligue CPTM 0800 055 0121 (das 05h às 22h – sábado, das 06h às 18h), ou 0800 011 0156 (atendimento 24 horas);
- No caso de 2ª via do cartão, é possível solicitar pelo site. O cartão será enviado para a instituição de ensino e poderá ser retirado após 20 dias úteis, a partir da confirmação de pagamento do benefício.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 31/01/2024

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