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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar a 1° via

O QUE É 

É o sistema  que unifica toda a bilhetagem dos meios de transporte, e permite benefícios aos seus usuários, como as tarifas integradas, descontos ao se utilizar meios de transporte dentro de um determinado período de tempo, isenção tarifária a determinadas categorias de usuários, entre outros. Esse bilhete possui diversas funcionalidades, que permitem no mesmo cartão, recargas de créditos em dinheiro e cotas de tempo, para uso nas regras estabelecidas para cada tipo crédito/cota adquirido, nos ônibus, Metrô e trens da CPTM.

QUANDO SOLICITAR

Quando estiver à procura da primeira via do Bilhete Único, seja para uso no módulo comum ou como Vale Transporte. 

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa, a partir dos seis anos de idade, residente na cidade de São Paulo e região Metropolitana 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem apresentados:

- RG;

CPF.

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço;

- Número de telefone;

- Email;

- Dados básicos (nome da mãe, nacionalidade e etc.).

PRAZO MÁXIMO 

Imediato 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

1ª via: Gratuito;

2ª via: 7 tarifas vigentes de ônibus - este valor deve ser pago em dinheiro.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS 
1) Preencha seu cadastro no Portal de Atendimento Bilhete Único - SPTrans (link direciona para portal externo) informando todos os dados obrigatórios; 

2) Enviar uma foto 3X4 recente; 

3) Concordar com o Termo de Adesão;

4) Após a conclusão do cadastro você deve se dirigir ao posto escolhido (consulte os endereços aqui - link direciona para portal externo) para retirar seu cartão personalizado.

* Cada usuário deverá ter RG, CPF e senha, para poder acessar o Sistema de cadastramento (link direciona para portal externo) e para facilitar a comunicação com a SPTrans.

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)

PORTARIA SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- Postos de venda e atendimento (consulte a lista de endereços - link direciona para portal externo);

- O novo Bilhete Único poderá ser utilizado pelos usuários que adquirem créditos e cotas do tipo Comum, beneficiários do Vale-transporte;

- Após preenchimento do cadastro você poderá enviar a foto 3x4 pelo site ou entregá-la no Posto de Atendimento no momento da personalização do seu cartão. Atente-se aos padrões exigidos: fotos de boa qualidade, nítidas, de frente, com fundo neutro, sem adereços como óculos e chapéus. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode se manifestar sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 27/12/2022

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