Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar a 1° via
O QUE É
É o sistema que unifica toda a bilhetagem dos meios de transporte, e permite benefícios aos seus usuários, como as tarifas integradas, descontos ao se utilizar meios de transporte dentro de um determinado período de tempo, isenção tarifária a determinadas categorias de usuários, entre outros. Esse bilhete possui diversas funcionalidades, que permitem no mesmo cartão, recargas de créditos em dinheiro e cotas de tempo, para uso nas regras estabelecidas para cada tipo crédito/cota adquirido, nos ônibus, Metrô e trens da CPTM.
QUANDO SOLICITAR
Quando estiver à procura da primeira via do Bilhete Único, seja para uso no módulo comum ou como Vale Transporte.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa, a partir dos seis anos de idade, residente na cidade de São Paulo e região Metropolitana
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- RG;
- CPF.
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço;
- Número de telefone;
- Email;
- Dados básicos (nome da mãe, nacionalidade e etc.).
PRAZO MÁXIMO
Imediato
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
1ª via: Gratuito;
2ª via: 7 tarifas vigentes de ônibus - este valor deve ser pago em dinheiro.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Preencha seu cadastro no Portal de Atendimento Bilhete Único - SPTrans (link direciona para portal externo) informando todos os dados obrigatórios;
2) Enviar uma foto 3X4 recente;
3) Concordar com o Termo de Adesão;
4) Após a conclusão do cadastro você deve se dirigir ao posto escolhido (consulte os endereços aqui - link direciona para portal externo) para retirar seu cartão personalizado.
* Cada usuário deverá ter RG, CPF e senha, para poder acessar o Sistema de cadastramento (link direciona para portal externo) e para facilitar a comunicação com a SPTrans.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)
PORTARIA SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Postos de venda e atendimento (consulte a lista de endereços - link direciona para portal externo);
- O novo Bilhete Único poderá ser utilizado pelos usuários que adquirem créditos e cotas do tipo Comum, beneficiários do Vale-transporte;
- Após preenchimento do cadastro você poderá enviar a foto 3x4 pelo site ou entregá-la no Posto de Atendimento no momento da personalização do seu cartão. Atente-se aos padrões exigidos: fotos de boa qualidade, nítidas, de frente, com fundo neutro, sem adereços como óculos e chapéus.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode se manifestar sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 27/12/2022
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS