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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Baixas temperaturas – Solicitar atendimento social

Atenção: em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.

  • O que é o serviço ‏‏‎
    É o atendimento com foco na aproximação, escuta qualificada e construção de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos, para atender, acompanhar e permitir acesso à rede de proteção social da prefeitura de São Paulo.

  • Quando solicitar ‏‏‎
    Ao identificar uma pessoa em situação de rua, alguns aspectos devem ser observados sobre as condições de saúde do Cidadão. Os casos de saúde são encaminhados para outras políticas publicas. A busca ativa ocorre por toda a cidade de São Paulo 24 horas por dia. Em período de Baixas temperaturas as buscas ativas de abordagens são mais intensas.

  • público-alvo ‏‏‎
    - Crianças, Adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaços de moradia e sobrevivência; - Qualquer pessoa que identificar outra em situação de rua.

  • REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES ‏‏‎
    • Informações necessárias para solicitação:
    • - Nome do solicitante (opcional);
    • - CPF do solicitante (opcional);
    • - Endereço do local da abordagem;
    • - Quantidade de pessoas (adultas e crianças) a serem abordadas;
    • - Se solicitado por órgão público, nome de quem solicitou e órgão;
    • - Descrição com mais detalhes que possam ajudar na abordagem (sexo, tipo de roupa, idade aproximada, pontos de referência).
    • *Não é necessário que as pessoas abordadas apresentem documentos.

  • Prazo máximo ‏‏‎
    Será atendido em caráter de urgência.

  • Taxas ou preços públicos ‏‏‎
    Gratuito.

  • Canais para solicitar ‏‏‎

    • Eletrônico
    • - Aplicativo SP156;
    • - Portal de Atendimento SP156.
    • Telefônico
    • - Central SP156.

  • Principais Etapas ‏‏‎
    1) Solicitar o serviço em algum dos canais SP156;

    2)Recebimento da solicitação e pesquisa do endereço;

    3) Redirecionamento para um serviço especializado de abordagem social a pessoas em situação de rua;

    4) Destacamento de uma equipe para a ação de abordagem, escuta e encaminhamentos necessários;

    5) Devolutiva do atendimento realizado para registro e baixa no sistema;

    6) Inserido na rede de serviços com trabalho de escuta no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);

    7) A solicitação apresentará o status "finalizado" ou “indeferido” quando for concluída

    *Se a solicitação for identificada, a pessoa solicitante receberá um e-mail informando a conclusão; Se for anônima, a pessoa poderá  acompanhar sua solicitação por meio do portal SP156.

  • Legislação ‏‏‎
  • OBSERVAÇÕES ‏‏‎
    Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.

  • ÓRGÃO RESPONSÁVEL ‏‏‎
    Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS - Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS)

  • MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO ‏‏‎
    Para realizar reclamação sobre o serviço, acesse o serviço:

    Denunciar irregularidade nos serviços para população em situação de rua.

Criado em: 19/03/2018

Atualizado em: 19/09/2023

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