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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Baixas temperaturas – Solicitar abordagem social

ATENÇÃO! Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.

O QUE É
É o serviço com foco no atendimento de pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas na cidade de São Paulo. Temperaturas abaixo de 13º graus sinalizam estado de atenção na cidade.
A Operação Baixas Temperaturas envolve o convencimento para procura de rede de acolhimento em meio ao frio.
São 10 tendas distribuídas pela cidade (clique aqui para consultar os endereços).
QUANDO SOLICITAR
Ao identificar uma pessoa em situação de rua, alguns aspectos devem ser observados sobre as condições de saúde do cidadão. Os casos de saúde são encaminhados para outras políticas públicas.
A busca ativa ocorre por toda a cidade de São Paulo 24 horas por dia. Em período de baixas temperaturas as buscas ativas de abordagens são mais intensas.
PÚBLICO-ALVO
- Crianças, Adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaços de moradia e sobrevivência;
- Qualquer pessoa que identificar outra em situação de rua.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitar o atendimento social:
- Nome do solicitante (opcional);
- CPF do solicitante (opcional);
- Endereço do local da abordagem;
- Quantidade de pessoas (adultas e crianças) a serem abordadas;
- Se solicitado por órgão público, nome de quem solicitou e órgão;
- Descrição com mais detalhes que possam ajudar na abordagem (sexo, tipo de roupa, idade aproximada, pontos de referência).
*Não é necessário que as pessoas abordadas apresentem documentos.
PRAZO MÁXIMO
Será atendido em caráter de urgência.
TAXAS OU PREÇOS PÚBLICOS
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Aplicativo SP156;
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
- Central telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico e Telefônico:
1) Solicitar o serviço em algum dos canais SP156;
2) Recebimento da solicitação e pesquisa do endereço;
3) Redirecionamento para um serviço especializado de abordagem social a pessoas em situação de rua;
4) Destacamento de uma equipe para a ação de abordagem, escuta e encaminhamentos necessários;
5) Devolutiva do atendimento realizado para registro e baixa no sistema;
6) Inserido na rede de serviços com trabalho de escuta no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
7) A solicitação apresentará o status "finalizado" ou “indeferido” quando for concluída.
*Se a solicitação for identificada, a pessoa solicitante receberá um e-mail informando a conclusão; Se for anônima, a pessoa poderá  
acessar a aba “Acompanhe Sua Solicitação”(clique aqui) por meio do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
LEGISLAÇÃO
Portaria 46/SMADS/2010 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
-  
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
-  
Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
-  
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 19/03/2018

Atualizado em: 03/06/2024

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