Baixas temperaturas – Solicitar atendimento social
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Atenção: em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.
- O que é o serviço É o atendimento com foco na aproximação, escuta qualificada e construção de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos, para atender, acompanhar e permitir acesso à rede de proteção social da prefeitura de São Paulo.
- Quando solicitar Ao identificar uma pessoa em situação de rua, alguns aspectos devem ser observados sobre as condições de saúde do Cidadão. Os casos de saúde são encaminhados para outras políticas publicas. A busca ativa ocorre por toda a cidade de São Paulo 24 horas por dia. Em período de Baixas temperaturas as buscas ativas de abordagens são mais intensas.
- público-alvo - Crianças, Adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaços de moradia e sobrevivência; - Qualquer pessoa que identificar outra em situação de rua.
- REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
- Informações necessárias para solicitação:
- - Nome do solicitante (opcional);
- - CPF do solicitante (opcional);
- - Endereço do local da abordagem;
- - Quantidade de pessoas (adultas e crianças) a serem abordadas;
- - Se solicitado por órgão público, nome de quem solicitou e órgão;
- - Descrição com mais detalhes que possam ajudar na abordagem (sexo, tipo de roupa, idade aproximada, pontos de referência).
- *Não é necessário que as pessoas abordadas apresentem documentos.
- Prazo máximo Será atendido em caráter de urgência.
- Taxas ou preços públicos Gratuito.
- Canais para solicitar
- Eletrônico
- - Aplicativo SP156;
- - Portal de Atendimento SP156.
- Telefônico
- - Central SP156.
- Principais Etapas 1) Solicitar o serviço em algum dos canais SP156;
2)Recebimento da solicitação e pesquisa do endereço;
3) Redirecionamento para um serviço especializado de abordagem social a pessoas em situação de rua;
4) Destacamento de uma equipe para a ação de abordagem, escuta e encaminhamentos necessários;
5) Devolutiva do atendimento realizado para registro e baixa no sistema;
6) Inserido na rede de serviços com trabalho de escuta no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
7) A solicitação apresentará o status "finalizado" ou “indeferido” quando for concluída
*Se a solicitação for identificada, a pessoa solicitante receberá um e-mail informando a conclusão; Se for anônima, a pessoa poderá acompanhar sua solicitação por meio do portal SP156. - Legislação
- OBSERVAÇÕES Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.
- ÓRGÃO RESPONSÁVEL Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS - Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS)
- MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO Para realizar reclamação sobre o serviço, acesse o serviço:
Denunciar irregularidade nos serviços para população em situação de rua.
Criado em: 19/03/2018
Atualizado em: 19/09/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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