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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CIL- Central de Interpretação de Libras

O QUE É

É a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdas e surdo-cegas. O atendimento acontece em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

A mediação é feita na Praça de Atendimento da CIL, em locais específicos (ex: consulta médica) ou virtualmente por meio do aplicativo para celular CIL-SMPED.

QUANDO SOLICITAR

Quando precisar da mediação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou de guias-intérpretes. Pode ser solicitado em qualquer serviço público (municipal, estadual ou federal) instalado na cidade de São Paulo.

Por exemplo: se o paciente surdo tem uma consulta médica e os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou do hospital em questão não são fluentes em Libras.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas com deficiência auditiva, surdas e surdo-cegas.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para solicitação

Via aplicativo – Para utilizar o serviço na modalidade online aplicativo, as pessoas com deficiência auditiva poderão baixar o aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores (via website). Para utilizar basta fazer o cadastro registrando as seguintes informações pessoais:

- Nome completo;

- E-mail;

- RG e CPF;

- Data de nascimento;

- Endereço completo;

- Gerar login de usuário e senha.

Ponto de Atendimento Presencial- PAP CIL - Para utilizar o serviço da CIL nos serviços públicos do município que contenham o PAP–CIL não há documentação necessária e nem requisito para uso. A pessoa com deficiência auditiva deve se identificar como usuário de Libras e o serviço em questão irá acionar o atendimento pela CIL.

Em local específico para pessoas surdas: para utilizar o serviço da CIL por meio de um intérprete acompanhante é necessário enviar uma solicitação prévia por email com no mínimo 5 dias de antecedência por e-mail com:

- Nome;

- Endereço completo do local de atendimento;

- Dia,  horário e especialidade do atendimento (saúde, jurídico e outros).

Em local específico para pessoas com surdocegueira: para utilizar o serviço da CIL por meio de um intérprete acompanhando pessoa com surdocegueira é necessário enviar uma solicitação prévia com no mínimo 5 dias de antecedência por e- mail com:

- Nome e endereço de residência;

- Contato telefônico;

- Endereço completo do local de atendimento;

- Dia,  horário e especialidade do atendimento (saúde, jurídico e outros).

PRAZO MÁXIMO

 - Atendimento online pelo aplicativo:  3 minutos.

- Atendimento presencial em PAP-CIL: o prazo máximo de espera pode variar mediante a demanda do serviço em questão.

- Atendimento em local específico: até 3 dias após a solicitação.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Aplicativo SMPED-CIL: A plataforma de atendimento virtual exige a instalação do aplicativo SMPED-CIL, disponível para usuários de Android e IOS (Smartphones e Tablets).

Presencial:

- Ponto de Atendimento Presencial- PAP CIL: Para solicitar o atendimento via PAP-CIL basta o munícipe se dirigir ao serviço público cadastrado como PAP-CIL. Para consultar os endereços de serviços públicos com PAP-CIL, clique aqui.

- Em local específico: As solicitações devem ser enviadas para os e-mails: agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou contatocil@prefeitura.sp.gov.br

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico via Aplicativo SMPED-CIL:

1) Instalar o aplicativo no seu dispositivo móvel e fazer o cadastro informando o nome completo, e-mail, CPF, RG, data de nascimento e endereço completo para gerar um login e senha.

2) Acessar a plataforma (através do login e senha criados no cadastro) e aguardar a fila online de atendimento. Nesse momento, se o solicitante informar que é uma emergência (atendimento no SAMU, polícia ou bombeiro), ele passa a ser o primeiro da fila.

3) Após ter utilizado a mediação da CIL para conseguir o atendimento público de que precisava, o serviço é encerrado.

Presencial via PAP- CIL:

1) Comparecer no serviço público que contenha o PAP-CIL e se identificar como pessoa surda;

2) Aguardar o atendimento que acontecerá via PAP-CIL.

Presencial em local específico:

1) Fazer agendamento com pelo menos 5 dias de antecedência por email. Informar com exatidão a data, horário, nome do serviço público e endereço completo onde acontecerá o atendimento. Em caso de surdocegueira, também informar o endereço residencial.

2) Caso haja disponibilidade, em até 3 dias depois da solicitação será enviada a confirmação do agendamento.

3) Na data agendada, o serviço é realizado.

LEGISLAÇÃO

Lei Municipal 14.441/2007 (clique aqui).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED



Criado em: 25/11/2016

Atualizado em: 18/06/2019

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