Bilhete Único Estudante - Falha na liberação de gratuidade mensal
O QUE É
É o pedido de liberação de gratuidade mensal dos beneficiários estudantes devidamente regularizados que não tiveram suas cotas do mês disponibilizadas para recarga.
QUANDO SOLICITAR
Quando o estudante não conseguir carregar as cotas do mês que não foram disponibilizadas para recarga.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que são beneficiárias do Bilhete Único do Estudante e da gratuidade. A solicitação pode ser encaminhada por um (a) estudante ou responsável legal (para estudantes menores de dezoito anos).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Cópias legíveis do RG – frente e verso;
- CPF do (a) estudante.
Informações necessárias para solicitação:
- Dados pessoais do (a) estudante (nome, telefone, e-mail), e/ou do (a) responsável legal).
PRAZO MÁXIMO
9 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
Telefone:
- Município de São Paulo: 156
- Região metropolitana: 0800.011.01.156
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acessar e solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencha o formulário de solicitação clicando aqui (link direciona para portal externo);
3) Acompanhar o protocolo na aba “Minhas Solicitações” do Portal de Atendimento SP156 (link direciona para portal externo);
4) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Caso a SPTrans precise de mais informações: complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;
6) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão. A informação de finalização do protocolo trará informações sobre a alteração nos cadastros para o nome social.
Telefônico:
1) Forneça os dados necessários para a abertura da solicitação;
2) Acompanhe a solicitação na aba "Minhas Solicitações" do Portal de Atendimento SP156 (link direciona para portal externo);
4) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Caso a SPTrans precise de mais informações: complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;
6) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão. A informação de finalização do protocolo trará informações sobre a alteração nos cadastros para o nome social.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)
PORTARIA SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Para a liberação do benefício gratuidade, a SPTrans utiliza o endereço residencial do estudante que consta no cadastro (matrícula) efetuado pela unidade de ensino. Caso haja divergência, a correção deverá ser feita, também, pela unidade de ensino.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.
Criado em: 10/10/2018
Atualizado em: 13/07/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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