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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus - Reclamar de falta de comunicado sobre alterações na linha

O QUE É 
É o serviço para reclamar sobre a falta de comunicado sobre alterações na linha de ônibus.

QUANDO SOLICITAR

Quando a linha de ônibus for alterada e não houver aviso antecipado no jornal do ônibus.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que utilizam linhas do sistema de transporte coletivo público por ônibus.
Você consegue reclamar de forma anônima!

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para reclamar:
- Informe no formulário o endereço onde o fato aconteceu;
- Data e horário da ocorrência;

- Número da linha do ônibus;

- Sentido do ônibus (caso necessário, escreva no campo “Descrição”);
- Descrição do que aconteceu;

- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).

PRAZO MÁXIMO 

20 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de reclamação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua reclamação;
Você consegue reclamar de forma anônima!
4) Sua reclamação será analisada pela equipe da SPTrans;
5) Para conferir o status da sua reclamação e os encaminhamentos, acesse a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui);
6) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

Telefônico:
1) Ligue para o número 156 e faça sua reclamação sobre a falta de comunicado sobre alterações na linha;
2) Anote o protocolo da sua reclamação. Com ele, você poderá  conferir o status da sua reclamação e os encaminhamentos, acessando a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). Caso prefira, você também pode consultar o andamento da reclamação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento SP156;

3) Sua reclamação será analisada pela  equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo)

Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A - SPTrans

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 12/06/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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