Ônibus - Denúnciar veículo clandestino ou não credenciado
O QUE É
É a denúncia de veículo que está operando no transporte clandestino de passageiros.
QUANDO SOLICITAR
Quando observar que o veículo de transporte de passageiro atua de forma clandestina ou irregular.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que utilizam linhas do sistema de transporte coletivo público por ônibus.
Você consegue denunciar de forma anônima!
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para fazer sua denúncia:
- Informe no formulário o endereço onde o fato aconteceu;
- Número da linha do ônibus;
- Data e horário da ocorrência;
- Sentido do ônibus (caso necessário, escreva no campo “Descrição”);
- Placa do veículo.
- Descrição do que aconteceu.
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de denúncia;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua denúncia;
Você consegue denunciar de forma anônima!
4) Sua denúncia será analisada pela equipe da SPTrans;
5) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
6) Você receberá um e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua denúncia.
Telefônico:
1) Ligue para o número 156 e relate o que aconteceu, bem como o veículo que deseja denunciar;
2) Anote o protocolo da sua denúncia. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). Caso prefira, você também pode consultar o andamento da denúncia, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Lembre-se que a sua denúncia será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua denúncia.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo);
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S.A. - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 12/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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