Ônibus - Reclamar de veículo com superlotação
O QUE É
É o serviço para reclamar do excesso de passageiros dentro do ônibus no trajeto da linha.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver excesso de passageiros no ônibus comprometendo as condições de segurança e conforto da viagem.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que utilizam linhas do sistema de transporte coletivo público por ônibus.
Você consegue reclamar de forma anônima!
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para reclamar:
- Informe no formulário o endereço onde o fato aconteceu;
- Número da linha do ônibus;
- Data e horário da ocorrência;
- Sentido do ônibus (caso necessário, escreva no campo “Descrição”);
- Descrição do que aconteceu;
- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de reclamação;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua reclamação;
Você consegue denunciar de forma anônima!
4) Sua reclamação será analisada pela equipe da SPTrans;
5) Para conferir o status da sua reclamação e os encaminhamentos, acesse a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui);
6) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua reclamação.
Telefônico:
1) Ligue para a Central de Atendimento SP156 e relate a ocorrência;
2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá conferir o status da sua reclamação e os encaminhamentos, acessando a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento SP156;
3) Sua reclamação será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua reclamação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo);
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 12/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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