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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus - Denunciar alteração de itinerário ou ponto inicial/final

O QUE É 

É o serviço para denunciar o não cumprimento, por parte do(a) motorista, do itinerário previsto ou do não atendimento ao ponto inicial/final da linha.
QUANDO SOLICITAR

Quando o(a) motorista alterar o itinerário previsto ou o local de embarque nos pontos inicial ou final da linha.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.
Você consegue fazer sua denúncia de forma anônima! 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para denunciar:

AVISOS! Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu;
- Assunto (informar se a denúncia é sobre itinerário previsto ou ponto inicial/final);
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Hora da ocorrência (obrigatório); 
- Número da linha do ônibus;

- Sentido da linha (informar no campo "Descrição");

- No caso de alteração de itinerário, é necessário informar a(s) rua(s) não atendida(s) com o desvio (inserir informação no campo "Descrição");
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu bilhete único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno);   

- Placa ou prefixo do ônibus (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).


PRAZO MÁXIMO 

20 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;
Você consegue fazer sua denúncia de forma anônima! 
4) Sua denúncia será analisada pela equipe da SPTrans; 
5) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar) do Portal de Atendimento SP156, você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas; 
6) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua denúncia.

Telefônico:
1) Ligue 156 e relate o que aconteceu. Informe todos os dados que estão descritos acima no campo “Requisitos, Documentos e Informações”;

2) Após o atendimento, anote o protocolo da sua denúncia. Com ele, você poderá acessar a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 e saber sobre as providências que foram tomadas. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da denúncia, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua denúncia será analisada pela equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua denúncia.

LEGISLAÇÃO

Lei nº 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo);

Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A - SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 08/05/2024

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