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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus – Denunciar motorista, cobrador ou fiscal por atitude inadequada

O QUE É 

É a denúncia sobre tratamento inadequado ao público por parte dos motoristas, cobradores e fiscais do sistema de transporte, envolvendo desrespeito ou ameaça.

QUANDO SOLICITAR

Solicite o serviço quando você se sentir desrespeitado ou ameaçado por qualquer um dos profissionais do  sistema de transporte público por ônibus.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- Linha do ônibus;

- Data e horário da ocorrência;

- Descrever o que aconteceu;

- Sentido do ônibus;

- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).

PRAZO MÁXIMO 

20 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui

2) Sua solicitação será analisada pela  equipe da SPTrans; 

3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas; 

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:

1) Ligue 156 e relate a ocorrência;

2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua sugestão será analisada pela equipe da SPTrans;

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo)
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Informe de maneira detalhada a(s) atitude(s) e comportamento(s) do motorista, cobrador ou fiscal que motivaram a denúncia.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A- SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 02/09/2022

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