Ônibus – Denunciar motorista, cobrador ou fiscal por atitude inadequada
O QUE É
É a denúncia sobre a conduta inadequada ao público por parte dos motoristas, cobradores e fiscais do sistema de transporte, envolvendo desrespeito ou ameaça.
QUANDO SOLICITAR
Quando você se sentir desrespeitado ou ameaçado por qualquer um dos profissionais do sistema de transporte público por ônibus.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
Você consegue fazer sua denúncia de forma anônima!
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para denunciar:
AVISOS! Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu;
- Assunto (motivo da denúncia);
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Horário da ocorrência (obrigatório);
- Cargo (fiscal, cobrador ou motorista);
- Linha do ônibus;
- Sentido do ônibus (informar no campo "Descrição");
- Número bilhete (Insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno);
- Insira o relato detalhado com a(s) atitude(s) e comportamento(s) do(as) motorista, cobrador(as) ou fiscal que motivaram sua denúncia no campo "Descrição";
- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui)
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;
Você consegue fazer sua denúncia de forma anônima!
4) Sua denúncia será analisada pela equipe da SPTrans;
5) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar) do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
6) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua denúncia.
Telefônico:
1) Ligue 156 e relate a ocorrência. Informe todos os dados que estão descritos acima no campo “Requisitos, Documentos e Informações”;
2) Após o atendimento, anote o protocolo da sua denúncia. Com ele, você poderá acessar a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 e saber sobre as providências que foram tomadas. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da denúncia, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Sua denúncia será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua denúncia.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo);
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Informe de maneira detalhada a(s) atitude(s) e comportamento(s) do motorista, cobrador ou fiscal que motivaram a denúncia.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A- SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 08/05/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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