Ônibus – Denunciar motorista, cobrador ou fiscal por atitude inadequada
O QUE É
É a denúncia sobre tratamento inadequado ao público por parte dos motoristas, cobradores e fiscais do sistema de transporte, envolvendo desrespeito ou ameaça.
QUANDO SOLICITAR
Solicite o serviço quando você se sentir desrespeitado ou ameaçado por qualquer um dos profissionais do sistema de transporte público por ônibus.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Horário da ocorrência (obrigatório);
- Cargo (fiscal, cobrador, motorista, agente de terminal de transf e etc);
- Linha do ônibus;
- Sentido do ônibus (informar no campo "DESCRIÇÃO");
- Número bilhete (Insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno);
- Insira o relato detalhado com a(s) atitude(s) e comportamento(s) do(as) motorista, cobrador(as) ou fiscal que motivaram sua denúncia no campo "DESCRIÇÃO";
- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).
ATENÇÃO!
Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu.
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui;
2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;
3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:
1) Ligue 156 e relate a ocorrência;
2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Sua sugestão será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241 de 12 de dezembro de 2001 (link direciona para portal externo)
Portaria nº 087/2018-SMT.GAB (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Informe de maneira detalhada a(s) atitude(s) e comportamento(s) do motorista, cobrador ou fiscal que motivaram a denúncia.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A- SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 12/04/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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