Bilhete Único - Denúncia de uso irregular
O QUE É
É o pedido para denunciar o uso incorreto do bilhete ou dos créditos eletrônicos.
QUANDO SOLICITAR
Quando ocorrerem as situações abaixo:
1) A utilização do cartão de bilhete único por outra pessoa que não o seu titular, independentemente de ciência ou permissão por parte deste, ou, conforme o caso, por acompanhantes em situações que violem as normas em vigor;
2) A comercialização, cumulativa ou alternativa, de:
- Cartão de bilhete único;
- Créditos eletrônicos;
- Benefícios de integração;
- Gratuidades;
- Benefício do acompanhante de pessoa com deficiência.
3) A apresentação de documento fraudulento ou desatualizado para o recebimento de qualquer isenção tarifária parcial ou integral;
4) A inserção ou a utilização de cartão de bilhete único com carga irregular ou ilícita de créditos eletrônicos (ex: créditos não efetuados por nossa rede credenciada oficial);
5) A utilização de cartão de procedência não oficial, não se enquadrando nos padrões da SPTrans;
6) A utilização do bilhete único com métodos artificiosos que obstruam a identificação facial ou biométrica do portador do cartão na tentativa de dificultar ou impedir quaisquer meios de fiscalização, eletrônicos ou não, e na tentativa de impedir o legítimo controle dos créditos eletrônicos.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que utilizam o transporte público da cidade de São Paulo e Região Metropolitana.
Você consegue fazer sua denúncia de forma anônima!
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para fazer o pedido:
- Dados sobre o bilhete único sob suspeita (tipo, número);
- Identificação do local onde ocorre a irregularidade (ex: nome e tipo de estabelecimento, endereço, outros dados que possam identificar o local);
- Data da ocorrência.
Documentos necessários para fazer o pedido:
- Documento oficial com foto.
PRAZO MÁXIMO
O prazo para esse serviço depende da situação e pode envolver outros órgãos como a Polícia Civil e Militar ou Metropolitana.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Posto Central da SPTrans - Endereço: Rua Boa Vista, N° 274 - Mezanino - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-000 (clique aqui para consultar no mapa - link direciona para portal externo).
É necessário fazer o agendamento para solicitar o serviço.
Telefônico:
Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui):
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação. Você consegue fazer sua denúncia de forma anônima!;
4) Aguarde retorno da equipe técnica da SPTrans.
Presencial:
Posto de Atendimento da SPTrans:
1) Compareça no Posto Central da SPTrans - Endereço: Rua Boa Vista, N° 274 - Mezanino - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-000 (clique aqui para consultar no mapa - link direciona para portal externo) e informe que deseja denunciar irregularidade no uso do bilhete único ou dos créditos eletrônicos;
2) O atendente da SPTrans irá guiar seu atendimento.
Telefônico:
1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que deseja denunciar o uso irregular do bilhete único ou dos créditos adquiridos;;
2) O atendente da Central Telefônica 156 irá registrar a sua denúncia;
3) Após o registro feito pelo atendente, ele irá comunicar o protocolo. É necessário que você anote e acompanhe através do portal ou ligando novamente para obter a resposta sobre o que aconteceu com a sua reclamação.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639, de 22 de fevereiro de 2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT- GAB nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 19/03/2018
Atualizado em: 04/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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