Bilhete Único - Relatar erro de cobrança em integração (ônibus e metrô/trem)
O QUE É
É a solicitação para relatar quando o Bilhete Único não faz integração no seu prazo normal de ônibus ou metrô/trem.
QUANDO SOLICITAR
Quando no validador é descontado créditos sem ser consideradas as regras de integração de ônibus e Metrô/CPTM ou no uso apenas das linhas de ônibus.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam o Bilhete Único e inserem créditos como: Comum, Estudante/Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitar o serviço:
- Informar seu tipo de bilhete: Comum, Estudante/Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso;
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Hora da ocorrência (obrigatório);
- Linha de ônibus;
- Placa ou prefixo do ônibus;
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno).
Documentos necessários a serem apresentados:
- RG (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia;
- CPF (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia.
PRAZO MÁXIMO
72 horas.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
- Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Faça sua solicitação por um dos canais de atendimento;
2) Enviar a justificativa e a documentação solicitada;
3) Informar o período em que ocorreu o erro de cobrança de tarifa. Lembrando que as carteiras dividem-se em:
- Escolar (meia tarifa);
- Escolar (gratuidade);
- Comum;
- Comum (amigão) aos domingos/feriados;
- Comum temporal (mensal e diário);
- Vale Transporte.
4) Aguardar retorno da equipe técnica da SPTrans.
LEGISLAÇÃO
Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Para comunicar erro de integração é necessário informar o período em que alega ter acontecido a falha.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.
Criado em: 08/01/2018
Atualizado em: 13/07/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS