Bilhete Único - Relatar erro de cobrança em integração (ônibus e metrô/trem)
O QUE É
É o serviço para relatar quando o bilhete único não faz integração no seu prazo normal nos ônibus, metrôs ou trens.
QUANDO SOLICITAR
Quando no validador é descontado créditos sem ser consideradas as regras de integração de ônibus e Metrô/CPTM ou no uso apenas das linhas de ônibus.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam o Bilhete Único e inserem créditos como: Comum, Estudante, Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para fazer o pedido:
- Informar seu tipo de bilhete: Comum, Estudante, Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso;
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Hora da ocorrência (obrigatório);
- Linha de ônibus;
- Placa ou prefixo do ônibus;
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu bilhete único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno).
Documentos necessários a serem apresentados:
- RG (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia;
- CPF (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia.
PRAZO MÁXIMO
72 horas.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Atenção: Leia abaixo o passo a passo para reclamar em um desses canais!
Eletrônico:
- É possível relatar o erro da cobrança pelo Portal de atendimento SP156 (você já está aqui) ou através do Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para um portal externo).
Presencial:
- Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui e consulte endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo).
Os postos de atendimento estão localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para acessar o formulário - link direciona para portal externo). Lembre-se que é necessário realizar login e finalize sua solicitação;
4) Aguarde retorno da equipe técnica da SPTrans.
Portal de Atendimento da SPTrans:
1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para um portal externo).
2) Procure a área para relatar erro de cobrança em integração;
3) Após encontrar, forneça o maior número de dados possíveis para fazer o pedido. Leia o campo de “Requisitos, Documentos e Informações” para saber o que deve ser enviado;
4) Lembre-se que é necessário informar o período em que ocorreu o erro da cobrança de tarifa. Lembrando que as carteiras dividem-se em:
- Escolar (meia tarifa);
- Escolar (gratuidade);
- Comum;
- Comum (amigão) aos domingos/feriados;
- Comum temporal (mensal e diário);
- Vale Transporte.
5) Aguardar retorno da equipe técnica da SPTrans.
Presencial:
Postos de Atendimento da SPTrans:
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo);
2) Informe que deseja relatar erro de cobrança em integração;
3) O atendente da SPTrans irá guiar seu atendimento.
LEGISLAÇÃO
Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para comunicar erro de integração é necessário comunicar o período em que alega ter acontecido a falha.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 08/01/2018
Atualizado em: 06/05/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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