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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Bilhete Único - Relatar erro de cobrança em integração (ônibus e metrô/trem)

O QUE É

É o serviço para relatar quando o bilhete único não faz integração no seu prazo normal nos ônibus, metrôs ou trens.

QUANDO SOLICITAR
Quando no validador é descontado créditos sem ser consideradas as regras de integração de ônibus e Metrô/CPTM ou no uso apenas das linhas de ônibus. 
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam o Bilhete Único e inserem créditos como: Comum, Estudante, Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Informações necessárias para fazer o pedido:

- Informar seu tipo de bilhete: Comum, Estudante, Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso;
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência (obrigatório);
- Hora da ocorrência (obrigatório);
- Linha de ônibus; 
- Placa ou prefixo do ônibus; 
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu bilhete único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno). 

Documentos necessários a serem apresentados:

- RG (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia; 

- CPF (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia.

PRAZO MÁXIMO 
72 horas. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- É possível relatar o erro da cobrança pelo Portal de atendimento SP156 (você já está aqui) ou através do Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar -  link direciona para um portal externo).

Leia abaixo o passo a passo para reclamar em um desses canais! 

Presencial:

Postos de Atendimento da SPTrans (consulte aqui os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo)
Os postos de atendimento estão localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo.

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui):
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;

4) Aguarde retorno da equipe técnica da SPTrans.
Portal de Atendimento da SPTrans:
1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar -  link direciona para um portal externo).

2) Procure a área para relatar erro de cobrança em integração;

3) Após encontrar, forneça o maior número de dados possíveis para fazer o pedido. Leia o campo de “Requisitos, Documentos e Informações” para saber o que deve ser enviado;

4) Lembre-se que é necessário informar o período em que ocorreu o erro da cobrança de tarifa. Lembrando que as carteiras dividem-se em:

- Escolar (meia tarifa);

- Escolar (gratuidade);

- Comum;

- Comum (amigão) aos domingos/feriados;

- Comum temporal (mensal e diário);

- Vale Transporte. 

5) Aguardar retorno da equipe técnica da SPTrans.

Presencial:
Postos de Atendimento da SPTrans:
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (consulte aqui os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo);

2) Informe que deseja relatar erro de cobrança em integração;
3) O atendente da SPTrans irá guiar seu atendimento. 
LEGISLAÇÃO
Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo);

Portaria SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
- Para comunicar erro de integração é necessário comunicar o período em que alega ter acontecido a falha. 

ÓRGÃO RESPONSÁVE
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado. 

Criado em: 08/01/2018

Atualizado em: 06/05/2024

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