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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Bilhete Único - Relatar erro de cobrança em integração (ônibus e metrô/trem)

O QUE É  

É a solicitação para relatar quando o Bilhete Único não faz integração no seu prazo normal de ônibus ou metrô/trem.
QUANDO SOLICITAR 
Quando no validador é descontado créditos sem ser consideradas as regras de integração de ônibus e Metrô/CPTM ou no uso apenas das linhas de ônibus. 
PÚBLICO-ALVO 
Pessoas que usam o Bilhete Único e inserem créditos como: Comum, Estudante/Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES  

Informações necessárias para solicitar o serviço:

- Número do cartão. 

Documentos necessários a serem apresentados:

- RG - cópia; 

- CPF - cópia.

PRAZO MÁXIMO  

72 horas. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

 Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR 

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Portal de Atendimento SPTrans (clique aqui - link direciona para portal externo)

Presencial:

Postos de Atendimento da SPTrans - Localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo (consulte aqui o endereço mais próximo - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Faça sua solicitação por um dos canais de atendimento;

2) Enviar a justificativa e a documentação solicitada; 

3) Informar o período em que ocorreu o erro de cobrança de tarifa. Lembrando que as carteiras dividem-se em:

- Escolar (meia tarifa);

- Escolar (gratuidade);

- Comum;

- Comum (amigão) aos domingos/feriados;

- Comum temporal (mensal e diário);

- Vale Transporte. 

4) Aguardar retorno da equipe técnica da SPTrans.

LEGISLAÇÃO 

Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo)

PORTARIA SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo)

Lei Estadual 15.692/15(link direciona para portal externo)

Decreto Estadual 61.134/15 (link direciona para portal externo)
Resolução nº 06-STM/15 (link direciona para portal externo) 

OBSERVAÇÕES

- Para comunicar erro de integração é necessário informar o período em que alega ter acontecido a falha. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

 São Paulo Transporte S/A – SPTrans 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 

Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.

Criado em: 08/01/2018

Atualizado em: 16/03/2023

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