Bilhete Único - Relatar falha na recarga
O QUE É
É a solicitação para relatar a impossibilidade do uso do Bilhete Único após feita a recarga de créditos.
QUANDO SOLICITAR
Quando o usuário notar falha na recarga de créditos.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam o Bilhete Único e inserem créditos como: Comum, Estudante/Professor, Vale Transporte, Gestante ou Obeso.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço onde o fato aconteceu;
- Data da ocorrência;
- Hora da ocorrência;
- Terminal de ônibus ou ponto de venda da recarga;
- Número bilhete (insira o número do seu bilhete único. Com o número do seu Bilhete Único, a equipe SPTrans consegue analisar melhor e de forma precisa o ocorrido através do sistema interno);
- Tipo de bilhete (Estudante, Idoso, Especial, Comum e etc);
- Comprovante de recarga (se possível, anexar o arquivo na última aba do formulário).
Documentos necessários a serem apresentados:
- RG (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia;
- CPF (anexar a imagem na última aba do formulário) - cópia.
PRAZO MÁXIMO
7 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Envie sua contestação por um dos canais disponíveis;
2) Para solicitar o serviço é necessário inserir no pedido:
- data da tentativa de recarga;
- valor do crédito adquirido; e
- tipo do crédito ex: Estudante (passe livre) ou Vale Transporte.
3) A equipe técnica da SPTrans analisa e trata do pedido;
4) Após a análise você receberá e-mail sobre a finalização da sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Decreto 58.639/19 (link direciona para portal externo);
PORTARIA SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo);
Lei Estadual 15.692/15 (link direciona para portal externo);
Decreto Estadual 61.134/15 (link direciona para portal externo);
Resolução nº 06-STM/15 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É possível também fazer a reclamação nos contatos que constam no verso dos comprovantes de recarga, quando for efetuada nas máquinas de Autoatendimento (ATM), estações do Metrô/CPTM ou nos terminais de embarque/desembarque de passageiros do município de São Paulo.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.
Criado em: 08/01/2018
Atualizado em: 13/07/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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