Bilhete Único - Reclamar sobre atendimento em postos de recarga
O QUE É
É o registro de reclamação sobre a qualidade no atendimento prestado nos postos credenciados de recarga de créditos do Bilhete Único.
QUANDO SOLICITAR
Quando desejar registrar uma reclamação sobre demora no atendimento, filas, orientações erradas, falta de troco, cobrança indevida de taxa, ou qualquer outro problema enfrentado durante a compra ou recarga de créditos do Bilhete Único, em postos de venda das empresas credenciadas.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usem o Bilhete Único nas modalidades: Comum, Vale-Transporte, Estudante, Mãe Paulistana, Professor, Gestante e Obeso.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Data, hora e local do atendimento;
- Identificação ou características da (o) atendente do posto de venda;
- Nome da empresa responsável;
- Número do Bilhete Único;
- Relato da situação.
PRAZO MÁXIMO
20 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Telefônico:
Central Telefônica SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento com as informações necessárias para solicitar o serviço;
2) A área técnica recebe e analisa a reclamação;
3) A reclamação é encaminhada para a empresa responsável pela prestação de serviço no posto de venda;
4) É possível acompanhar o andamento da solicitação por meio de seu número de protocolo no Portal de Atendimento SP156, na aba “Minhas solicitações” (link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)
Portaria SMT/GAB nº 050/2019 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.
Criado em: 09/01/2018
Atualizado em: 20/05/2022