Solicitar fiscalização de ambulantes
O QUE É
É o pedido para fiscalização de comércio de alimentos e mercadorias em vias públicas na cidade de São Paulo. A fiscalização pode analisar a autorização ou Termo de Permissão de Uso, o pagamento das taxas, condições de circulação e limpeza do entorno, venda de produtos não autorizados e pirataria, entre outros.
QUANDO SOLICITAR
Quando um vendedor ambulante estiver em via pública exercendo atividade sem autorização, em desacordo com sua permissão, prejudicando a circulação de pedestres, vendendo produtos não permitidos ou causando outro tipo de incômodo.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço em frente ao vendedor ambulante;
- Descrição do tipo de incomodidade que o ambulante possa estar causando.
PRAZO MÁXIMO
60 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços dos Descomplica SP).
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento;
2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias;
3) A solicitação é encaminhada para a Supervisão de Fiscalização das Subprefeituras;
4) Quando a solicitação for recebida, ela apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando que o serviço será prestado;
5) O Agente Vistor (Fiscal) da Subprefeitura vistoria o local e ao constatar a irregularidade o vendedor ambulante fica sujeito à lavratura de auto de multa e apreensão da mercadoria.
LEGISLAÇÃO
Lei 11.039/91 (link direciona para portal externo);
Decreto 42.600/02 (link direciona para portal externo);
Lei 10328/87 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/03/2018
Atualizado em: 13/07/2020
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS