Guarda Civil Metropolitana (GCM) - Denunciar atuação de servidor
O QUE É
É a denúncia contra a atuação de servidor da Guarda Civil Metropolitana.
QUANDO SOLICITAR
Quando se observar a atuação de profissionais da Guarda Civil Metropolitana que não respeitem os princípios da administração pública (por exemplo: legalidade, moralidade).
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Data, local e horário aproximado da ocorrência;
- Identificação da viatura por meio do prefixo (número estampado na lateral do veículo) ou placa do veículo;
- Nome do(s) servidor(es) envolvido(s), se possível;
- Caso a pessoa solicitante queira se identificar, poderá fazê-lo utilizando o mesmo canal eletrônico ou pessoalmente no endereço informado.
PRAZO MÁXIMO
As denúncias serão analisadas no prazo máximo de 15 dias. Uma vez acolhidas, os prazos obedecerão ao curso processual aplicável a cada caso.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156
Presencial:
- Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana - Rua Couto de Magalhães, 444 - Santa Efigênia, São Paulo – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefônico:
- (11) 3396-5973.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento com as informações necessárias para fazer a denúncia. É importante fornecer o máximo de informações possíveis sobre a ocorrência;
2) Caso seja necessário, haverá a instauração (início) de um procedimento de apuração preliminar que obedecerá aos prazos previstos na legislação;
3) Ao final, o procedimento poderá ser arquivado ou convertido em processo disciplinar;
4) A pessoa que registrou a sugestão no Portal de Atendimento SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo a qualquer momento em um dos canais SP156 (acompanhar o protocolo da solicitação no Portal SP156);
5) A solicitação apresentará o status “finalizado” quando for concluída, e a pessoa receberá um e-mail ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
No caso de denúncias identificadas, a pessoa solicitante poderá ser convidada a prestar os esclarecimentos necessários, sendo facultativo o comparecimento.
A pessoa denunciante tem responsabilidade no âmbito da legislação civil e penal diante de fatos não verdadeiros.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Guarda Civil Metropolitana - GCM
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 13/02/2017
Atualizado em: 23/10/2020
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS