A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Solicitar atendimento de animais silvestres acidentados ou feridos

portable_wifi_offon-line

1. O que é o serviço?

Retirada e transporte de animais silvestres que necessitem de atendimento veterinário ou de animais silvestres que entraram em imóveis (como casas, escolas, empresas, etc.).

2. Quando solicitar? 

O serviço pode ser solicitado quando o munícipe presenciar animais silvestres feridos que precisem de atendimento veterinário ou que estejam causando incômodo ou prejuízos em casas ou estabelecimentos.

Caso se trate de ocorrência com morcegos, clicar aqui.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

- Portal de Atendimento SP156

- Central 156

- Praça de Atendimento da prefeitura regional

- Plantão técnico: (11) 96715-5424 - Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, fim de semana das 8 às 14 horas e em feriados das 8 às 12 horas.

- Descomplica SP São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76, Vila Jacuí, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

- CPF

- Telefone do solicitante

- Endereço do solicitante.

5. Legislação/Norma que regula o serviço

Lei municipal 14.887/09 referente às atribuições do DEPAVE-3; Portaria Intersecretarial número 1/14 - SMSU/SVMA que estrutura o serviço de resgate pela GCM.

6. Taxas cobradas ou indicativo de gratuidade?

Gratuito.

7. Prazo Máximo para a Prestação do Serviço

Imediato se por meio do telefone do plantão, 2 dias úteis se por outros canais. O resgate é realizado no mesmo dia ou no dia seguinte.

8. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

Se o munícipe encontrar um animal silvestre ferido ou se algum animal silvestre estiver em um imóvel (escola, casa, empresa, etc.) e necessitar ser retirado, ele deverá entrar em contato com a Secretaria por algum dos canais mencionados. A ocorrência será registrada pelos atendentes da prefeitura, que a encaminharão para a triagem e a avaliação da situação por parte dos técnicos (biólogos ou veterinários). Após esta avaliação, será realizado o acionamento das viaturas da Guarda Civil Metropolitana Ambiental para resgate ou retirada dos animais e posterior entrega no CeMaCas (Cento de Manejo e Conservação de Animais Silvestres).

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 09/10/2020

Esta informação foi útil para você?

3 4