Morcegos - Reclamar sobre local com morcegos
O QUE É
Orientação, esclarecimento de dúvidas e, quando necessário, avaliação para remoção de morcegos caídos no chão (vivos ou mortos) ou voando durante o dia dentro de edificações.
QUANDO SOLICITAR
Quando constatar a presença de morcegos caídos no chão, vivos ou mortos, ou que estejam voando durante o dia, dentro de edificações.
Atenção! Não manipular, nem tocar ou segurar o animal. Colocar caixa, balde ou pano em cima para contê-lo de forma segura e entrar em contato com os canais de atendimento para solicitar o serviço.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da ocorrência;
- Telefone de contato (importante, pois o atendimento só será realizado após a confirmação das informações por telefone);
- Local onde o morcego está;
- Condição do morcego (vivo, morto, voando, etc.);
- Quanto tempo o animal está no local;
- Se mordeu ou /teve contato com pessoas ou animais;
- Local de atendimento médico, se houver;
-Descrição detalhada da situação encontrada.
PRAZO MÁXIMO
24 horas para morcegos caídos no chão ou que estejam voando durante o dia dentro de imóveis habitados, após confirmação das informações via telefone.
Nas demais situações, será realizado contato para orientações ou agendamento de vistoria.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Praças de atendimento das Subprefeituras (clique aqui para acessar a lista de endereços).
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acesse um dos canais de atendimento para solicitar o serviço;
2) Preencha o formulário ou forneça as informações necessárias para registro da solicitação;
3) O atendimento inicial será realizado via telefone, para que a área técnica consiga avaliar a situação, e a partir disto, se necessário, confirmar a visita do agente ao local, no prazo máximo estabelecido acima. Diante do exposto, torna-se imprescindível o atendimento telefônico, caso o contrário a solicitação será finalizada.
Atenção! É imprescindível que o cidadão informe um telefone de contato correto, fixo ou celular, pois caso não seja possível o contato telefônico, o atendimento não poderá ser realizado e a solicitação será finalizada.
4) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156.
LEGISLAÇÃO
- Lei Municipal nº 13.725/2004 - Código Sanitário Municipal (link direciona para portal externo);
- Lei Federal 9.605/1988 (link direciona para portal externo);
- Instrução Normativa do IBAMA nº 141/2006 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Nunca toque em morcegos, vivos ou mortos;
- A captura deve ser realizada por profissionais especializados e legalmente autorizados;
- Não utilize produtos químicos para desalojá-los;
- Caso alguma pessoa tenha contato com morcegos, deverá procurar, com urgência, orientação médica nas Unidades que realizam tratamento para a raiva(link direciona para portal externo);
- Caso um animal entre em contato com morcegos, procure um serviço veterinário.
Para maiores informações, acesse:
Acesse mais informações sobre morcegos (link direciona para portal externo);
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA)
Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 23/03/2017
Atualizado em: 10/01/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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