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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Morcegos - Reclamar sobre local com morcegos

O QUE É  

Orientação e esclarecimento de dúvidas e, quando necessário, avaliação para remoção de morcegos caídos no chão (vivos ou mortos) ou voando durante o dia dentro de edificações.

QUANDO SOLICITAR 

Quando constatar a presença de morcegos caídos no chão, vivos ou mortos, ou que estejam voando durante o dia, dentro de edificações.

Atenção! Não manipular, nem tocar ou segurar o animal. Colocar caixa, balde ou pano em cima para contê-lo de forma segura e entrar em contato com os canais de atendimento para solicitar o serviço.  

PÚBLICO-ALVO 

Qualquer pessoa. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES  

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço completo da ocorrência;

- Telefone de contato (importante, pois o atendimento só será realizado na confirmação por telefone)

- Local onde o morcego está;

- Condição do morcego (vivo, morto, voando, etc.);

- Quanto tempo o animal está no local;

- Se mordeu ou /teve contato com pessoas ou animais;

- Local de atendimento médico, se houver;

-Descrição detalhada da situação encontrada.

PRAZO MÁXIMO  

24 horas para morcegos caídos no chão ou que estejam voando durante o dia dentro de imóveis habitados. 

Nas demais situações, será realizado contato para orientações ou agendamento de vistoria.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO 

Eletrônico

- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). 

Presencial

- Praças de atendimento das Subprefeituras

Telefônico

- Central Telefônica 156. 

PRINCIPAIS ETAPAS  

1) Acesse um dos canais de atendimento para solicitar o serviço;

2) Preencha o formulário ou forneça as informações necessárias para registro da solicitação;

3) O atendimento inicial será realizado via telefone, mediante o prazo máximo estabelecido acima. De acordo com a situação apresentada, a conduta técnica será definida para prosseguimento do atendimento. 

Atenção! Caso não seja possível o contato telefônico, o atendimento da solicitação não poderá ser realizado.

4)Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156. 

LEGISLAÇÃO 

Lei Municipal nº 13.725/2004 - Código Sanitário Municipal (link direciona para portal externo);

Lei Federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (link direciona para portal externo); 

Instrução Normativa do IBAMA nº 141 de 19 de dezembro de 2006 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

- Nunca toque em morcegos, vivos ou mortos;

- A captura deve ser realizada por profissionais especializados e legalmente autorizados; 

- Não utilize produtos químicos para desalojá-los; 

- Caso alguma pessoa tenha contato com morcegos, deverá procurar, com urgência, orientação médica nas Unidades que realizam tratamento para a raiva(link direciona para portal externo.); 

- Caso um animal entre em contato com morcegos, procure um serviço veterinário.

Para maiores informações acesse: 

Acesse mais informações sobre morcegos (link direciona para portal externo). 

Acesse mais informações sobre orientações e medidas preventivas contra morcegos (link direciona para portal externo). 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Secretaria Municipal da Saúde (SMS); 

Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA). 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço, entre em contato com o portal da rede de Ouvidoria SUS da cidade de São Paulo (clique aqui - link direciona para portal externo).

Criado em: 23/03/2017

Atualizado em: 13/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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