Avisar sobre animal agressor em vias públicas
O QUE É
É a avaliação para verificar a necessidade de retirada de animal agressor (com vítima comprovada), sem proprietário e solto na rua que esteja causando riscos à população.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver um animal agressor (com vítima comprovada), solto na rua e sem proprietário ou cuidador, que esteja causando riscos à população do local.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da ocorrência;
- Tipo de animal;
- Sexo do animal;
- Porte do animal;
- Cor do animal;
- Data da agressão;
- Telefone de contato válido, preferencialmente celular;
- Local onde foi mordido/arranhado;
- Nome da Vítima (Pessoa mordida ou arranhada);
- Há quanto tempo o animal está no local;
- Descrição detalhada da situação encontrada.
PRAZO MÁXIMO
- 24 horas para a confirmação telefônica da solicitação;
- O tempo de remoção (se necessário) é variável de acordo com a disponibilidade de vagas para alojar animal agressor.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Praças de atendimento das Subprefeituras (clique aqui para acessar - link direciona para portal).
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável;
5) Será feita uma avaliação por telefone do risco que o animal representa. Caso necessário, será realizada vistoria para verificar o comportamento do animal e a presença de cuidador/proprietário;
Presencial:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
- As solicitações que não puderem ser confirmadas (sem nome e telefone do solicitante) serão canceladas por falta de informação;
- Os animais agressores removidos poderão ser eventualmente eutanasiados, conforme a legislação vigente;
- O serviço será realizado somente se o animal não tiver proprietário;
- Deverá ser confirmado o local de atendimento da vítima do animal agressor;
- O recolhimento dos cães e gatos encontrados soltos em vias e logradouros públicos será seletivo e efetuado nos casos de animais envolvidos em agressões a pessoas e atropelados em via pública em estado terminal.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
- Coordenadoria de vigilância em Saúde (COVISA).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 13/03/2017
Atualizado em: 23/09/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS