Logo do Portal de Atendimento do SP 156 - Apresenta três ícones simbolizando atendimento via telefonía, internet e aplicativo. Logo do Portal de Atendimento do SP 156 - Apresenta três ícones simbolizando atendimento via telefonía, internet e aplicativo.

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Avaliação de animal em sofrimento sem proprietário para eutanásia (morte sem dor)

portable_wifi_offon-line

1. O que é o serviço?

É a avaliação de cães e gatos no local em que se encontram (na via pública) para verificar a condição do animal e, se cabível, remoção do mesmo para o CCZ para a realização do procedimento de eutanásia (morte sem dor). Não é realizada consulta ou tratamento de animais doentes durante a avaliação. Só são removidos animais que apresentam sinais de doenças incuráveis e sem possibilidade de tratamento, onde a eutanásia (morte sem dor) é a única forma de encerrar o sofrimento do animal. Caso esteja procurando tratamento para o animal, sugerimos que procure o serviço veterinário oferecido pelo Hospital Veterinário Público.

2. Quando solicitar?

Quando constatado que o animal está na via pública, não possui proprietário/responsável e apresenta condição clínica incompatível com a vida (está em sofrimento), sem possibilidade de tratamento.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

- Portal de Atendimento SP156

- Central SP156

- Praças de Atendimento das Prefeituras Regionais

4. Taxas cobradas

Gratuito.

5. Prazo para a prestação do serviço

A triagem da solicitação é realizada em 24 horas. Após a avaliação, se houver necessidade de remoção para eutanásia,a remoção será realizada em até 48 horas.

6. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

O munícipe deverá utilizar um dos canais para fazer o registro. Será feita uma triagem prévia por telefone e, dependendo do estado do animal, será encaminhado servidor para avaliar o animal no local da ocorrência. O animal só será removido se estiver em sofrimento intenso (condição imcompatível com a manutenção da vida do animal) e apresentar indicação de eutanásia (morte sem dor). O animal será eutanasiado imediatamente após sua chegada ao CCZ. Não são realizadas consultas ou tratamento de animais doentes no momento da avaliação para eutanásia. Não são removidos animais para tratamento. As solicitações que não podem ser confirmadas (sem nome e telefone do solicitante) são canceladas por falta de informação.

7. Outras informações

Não são realizadas consultas ou tratamento de animais doentes durante a avaliação para eutanásia (morte sem dor). Não são removidos animais doentes sem indicação de eutanásia. O tempo de remoção do animal é variável de acordo com a disponibilidade de equipe e viatura. Nos casos em que não é indicada eutanásia, não será enviada equipe ao local. Nos casos de solicitações que não se tratem de avaliação para eutanásia, o contato telefônico não será realizado e a mesma será encerrada por erro de cadastramento.

 PMSP

 

Criado em: 14/08/2017

Atualizado em: 15/05/2019

Esta informação foi útil para você?

10 5