Avaliação de animal em sofrimento sem proprietário para eutanásia (morte sem dor)
O QUE É
É a avaliação de animais domésticos (cão, gatos, cavalo, boi, ovelha, cabra, porco) no local em que se encontram para verificar sua condição, se cabível, remoção do mesmo para a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) para a realização de eutanásia (morte sem dor).
QUANDO SOLICITAR
Quando observado que o animal está na via pública, não possui proprietário/responsável e apresenta condição clínica incompatível com a vida (está em sofrimento extremo), sem possibilidade de tratamento.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da ocorrência;
- Celular ou Telefone fixo de contato do solicitante;
- Tipo de animal;
- Há quanto tempo o animal está nesta situação;
- Descrição detalhada da situação encontrada.
PRAZO MÁXIMO
- A triagem da solicitação é realizada em até 24 horas;
- Após a avaliação, se houver necessidade de remoção para eutanásia, o serviço será realizado em até 48 horas.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preenche o formulário e anexe os documentos obrigatórios conforme o perfil de solicitante (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login);
4) Aguarde a análise da área responsável;
5) Será feita uma triagem prévia por telefone e, dependendo do estado do animal, será encaminhado para o servidor para avaliar o animal no local da ocorrência;
Presencial:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida com as informações e documentos necessários.
LEGISLAÇÃO
- Lei Municipal 15.023/2009 Art. 7º (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- As solicitações que não puderem ser confirmadas (sem nome e telefone do solicitante) serão canceladas por falta de informação;
- Não são removidos animais para tratamento, bem como não são realizadas consultas ou tratamento de animais doentes durante a avaliação para eutanásia (morte sem dor);
- O animal só será removido se estiver em sofrimento intenso (condição incompatível com a manutenção da vida do animal) e apresentar indicação de eutanásia (morte sem dor);
- O animal será eutanasiado imediatamente após sua chegada à DVZ;
- O tempo de remoção do animal é variável de acordo com a disponibilidade de equipe e viatura. Nos casos em que não é indicada eutanásia, não será enviada equipe ao local;
- Nos casos de solicitações que não se tratem de avaliação para eutanásia, o contato telefônico não será realizado e a mesma será encerrada por erro de cadastramento;
- Não é realizada consulta ou tratamento de animais doentes durante a avaliação. Só são removidos animais em estado de sofrimento extremo e incompatível com a manutenção da sua vida, neste caso para eutanásia;
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
- Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/08/2017
Atualizado em: 19/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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