Avaliação de animal em sofrimento sem proprietário para eutanásia (morte sem dor)
O QUE É
É a avaliação de animais (cães, gatos, cavalos, bois, ovelhas, cabras, porcos) que se encontram em via pública, em sofrimento e sem proprietário/responsável, para verificar sua condição. Quando necessário, o animal é removido para realização de eutanásia (morte sem dor).
QUANDO SOLICITAR
Quando observado que o animal está em via pública, não possui proprietário/responsável e apresenta sofrimento extremo (condição clínica incompatível com a vida), sem possibilidade de tratamento.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da ocorrência;
- Celular ou telefone fixo do solicitante;
- Tipo de animal;
- Há quanto tempo o animal está nesta situação;
- Descrição detalhada da situação encontrada.
PRAZO MÁXIMO
A triagem da solicitação é realizada em até 24 horas. Após a avaliação, se houver necessidade de remoção para eutanásia, o serviço será realizado em até 48 horas.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
- Central Telefônica SP156.
Presencial:
- Unidades de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar endereços das unidades de atendimento das Subprefeituras - link direciona para portal).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário e anexe os documentos obrigatórios conforme o perfil de solicitante (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login);
4) Aguarde a análise da área responsável;
5) Inicialmente, uma triagem prévia será feita por telefone. Dependendo do estado informado do animal, um servidor será encaminhado para avaliar o animal no local da ocorrência;
6) Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156 (clique aqui para acessar - link direciona para portal).
Presencial:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida com as informações e documentos necessários.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal 15.023/2009 (Art. 7º) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- As solicitações que não puderem ser confirmadas (sem nome e telefone do solicitante) serão canceladas por falta de informação;
- Nas solicitações em que as informações iniciais sobre a situação apresentada indicarem que não se trata de caso de avaliação para eutanásia, o contato telefônico não será realizado e a mesma será encerrada por erro de cadastramento;
- O animal só será removido se estiver em sofrimento intenso (condição incompatível com a manutenção da vida do animal) e apresentar indicação de eutanásia (morte sem dor);
- Não são removidos animais para tratamento, bem como não são realizadas consultas ou tratamento de animais doentes durante a avaliação para eutanásia (morte sem dor);
- Caso esteja procurando tratamento para o animal, sugerimos que procure o serviço veterinário oferecido pelo Hospital Veterinário Público (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- O tempo de remoção do animal é variável de acordo com a disponibilidade de equipe e viatura. Nos casos em que não houver indicação de eutanásia, não será enviada equipe ao local;
- O animal será eutanasiado imediatamente após sua chegada à Divisão de Vigilância em Zoonoses.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA);
Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço em contato com a Ouvidoria SUS (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Criado em: 14/08/2017
Atualizado em: 05/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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