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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações, Reclamações, Denúncias, Elogios e Sugestões sobre a obra de implantação do BRT Aricanduva e do novo Centro de Operações da SPTrans (COP)

O QUE É 

É a solicitação de informação, serviço, reclamação, denúncia, elogio ou sugestão referentes a:

- Esclarecimentos acerca dos procedimentos de desapropriações vinculadas às obras do BRT Aricanduva a serem adotados para a aquisição ou liberação dos imóveis e áreas atingidas pelo empreendimento; 

- Serviços de obra e cronograma do BRT Aricanduva e do novo Centro de Operações da SPTrans (COP), incluindo frentes de obra e prazos previstos para cada fase;

- Trânsito, bloqueios no tráfego, desvios de tráfego e implantação de novos itinerários e alternativas ao trânsito; 

- Interrupções de serviços em equipamentos públicos em decorrência das obras de implantação do BRT Aricanduva e do COP e planos de realocação dos serviços, com indicação de cronograma, locais de destino e meios de acesso (Educação, Saúde, Transportes e Trânsito etc.);

- Reclamações sobre ruídos, poeira, sujeira, entulho, vibrações e tremores, impactos econômicos, riscos à segurança, problemas de acesso a imóveis e demais assuntos relacionados às obras do BRT Aricanduva e COP;

- Interrupções no fornecimento de serviços em decorrência das obras de implantação do BRT Aricanduva e do COP (Energia, Água, Gás, Internet etc);

- Denúncias de assédio por parte de agentes envolvidos nas obras e outros tipos de denúncia relacionadas às obras;

- Pedido de Informações a respeito dos compromissos de mitigação dos impactos sociais e ambientais e de interesse público (*clique aqui para acessar o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (E-sic) link direciona para portal externo *)

QUANDO SOLICITAR

Quando identificar a necessidade de algum dos serviços/informações descritos acima.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para solicitação: 

- Endereço completo;

- Ponto de referência;

- Descrição da solicitação, reclamação ou denúncia;

- Informações prévias, se houver.

PRAZO MÁXIMO 

Até 30 dias, prorrogável por igual período.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Eletrônico: 

- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). 

Presencial:

- Caso você precise do apoio de um funcionário do Descomplica para solicitar o serviço, acesse o site de Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

Telefônico

- Central SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br; 

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;

2) A solicitação é enviada para a Ouvidoria Geral do Município e SPObras;

3) A solicitação é respondida.

A qualquer momento você pode usar o número de protocolo para acompanhar a prestação do serviço por meio da aba “Minhas Solicitações” do Portal SP156.

Presencial:

1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital  entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;

3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;


4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.

LEGISLAÇÃO

Lei Federal 13.460/2017 (link direciona para portal externo) Disciplina a Política de Defesa do Usuário do Serviço Público;

- Decreto 58.426/2018 (link direciona para portal externo) Defesa do Usuário do Serviço Público Municipal;

Lei Municipal Nº 15.056/ 2009  (link direciona para portal externo) Competências e Atribuições da SPObras.

OBSERVAÇÕES

- Para mais informações sobre o serviço, acesse as dúvidas frequentes (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Ouvidoria Geral do Município (OGM) e São Paulo Obras  (SPObras).

Criado em: 16/10/2024

Atualizado em: 29/10/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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