Altas Temperaturas - Solicitar abordagem social a pessoa em situação de rua
ATENÇÃO! Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.
O QUE É O SERVIÇO
É o serviço com foco no atendimento de pessoas em situação de rua durante o período de altas temperaturas na cidade de São Paulo. Temperaturas acima de 32º graus sinalizam estado de atenção na cidade.
A Operação Altas Temperaturas envolve o convencimento para procura de rede de acolhimento em meio ao calor.
São 10 tendas distribuídas pela cidade (clique aqui para consultar os endereços). Elas estarão abertas das 10h às 16h e oferecerão abrigo do sol além da disponibilização de água e frutas.
QUANDO SOLICITAR
Ao identificar uma pessoa em situação de rua, alguns aspectos devem ser observados sobre as condições de saúde do cidadão. Os casos de saúde são encaminhados para outras políticas públicas. A busca ativa ocorre por toda a cidade de São Paulo 24 horas por dia.
PÚBLICO-ALVO
- Crianças, Adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaços de moradia e sobrevivência;
- Qualquer pessoa que identificar outra em situação de rua.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Nome do solicitante (opcional);
- CPF do solicitante (opcional);
- Endereço do local da abordagem;
- Quantidade de pessoas (adultas e crianças) a serem abordadas;
- Se solicitado por órgão público, nome de quem solicitou e órgão;
- Descrição com mais detalhes que possam ajudar na abordagem (sexo, tipo de roupa, idade aproximada, pontos de referência).
*Não é necessário que as pessoas abordadas apresentem documentos.
PRAZO MÁXIMO
Será atendido em caráter de urgência.
TAXAS OU PREÇOS PÚBLICOS
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Aplicativo SP156;
- Portal de Atendimento SP156.
Telefônico
- Central telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço em algum dos canais SP156;
2) Recebimento da solicitação e pesquisa do endereço;
3) Redirecionamento para um serviço especializado de abordagem social a pessoas em situação de rua;
4) Destacamento de uma equipe para a ação de abordagem, escuta e encaminhamentos necessários;
5) Devolutiva do atendimento realizado para registro e baixa no sistema;
6) Inserido na rede de serviços com trabalho de escuta no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
7) A solicitação apresentará o status "finalizado" ou “indeferido” quando for concluída
*Se a solicitação for identificada, a pessoa solicitante receberá um e-mail informando a conclusão.
Se for anônima, a pessoa poderá “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar) por meio do portal SP156.
LEGISLAÇÃO
Portaria 46/SMADS/2010. (link direciona para portal externo)
Portaria 1062/2023 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192;
- Durante o período de altas temperaturas as tendas estarão espalhadas pela cidade para melhor acolhimento, consulte aqui os endereços. Nas tendas você terá acesso a Kits de hidratação contendo água e frutas.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS)
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2023
Atualizado em: 12/03/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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