Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Altas Temperaturas - Solicitar abordagem social a pessoa em situação de rua

ATENÇÃO! Em caso de pessoas em situação de rua com quaisquer tipos de transtornos mentais ou psiquiátricos, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192.

O QUE É

É o serviço com foco no atendimento de pessoas em situação de rua durante o período de altas temperaturas na cidade de São Paulo. Temperaturas acima de 32º graus sinalizam estado de atenção na cidade.

A Operação Altas Temperaturas envolve o convencimento para procura de rede de acolhimento em meio ao calor. 

São 10 tendas distribuídas pela cidade (clique aqui para consultar os endereços). Elas estarão abertas das 10h às 16h e oferecerão abrigo do sol além da disponibilização de água e frutas.

QUANDO SOLICITAR ‏‏‎

Ao identificar uma pessoa em situação de rua, alguns aspectos devem ser observados sobre as condições de saúde do cidadão. Os casos de saúde são encaminhados para outras políticas públicas. A busca ativa ocorre por toda a cidade de São Paulo 24 horas por dia.

PÚBLICO-ALVO ‏‏‎

- Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaços de moradia e sobrevivência; 

- Qualquer pessoa que identificar outra em situação de rua.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES ‏‏‎

Documentos necessários para solicitação:

- CPF do solicitante (opcional).

Informações necessárias para solicitação:

- Nome do solicitante (opcional);

- Endereço do local da abordagem;

- Quantidade de pessoas (adultas e crianças) a serem abordadas;

- Se solicitado por órgão público, nome de quem solicitou e órgão;

- Descrição com mais detalhes que possam ajudar na abordagem (sexo, tipo de roupa, idade aproximada, pontos de referência).

Importante: Não é necessário que as pessoas abordadas apresentem documentos.

PRAZO MÁXIMO ‏‏‎

Será atendido em caráter de urgência.

TAXAS OU PREÇOS PÚBLICOS ‏‏‎

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR ‏‏‎

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui);

- Aplicativo SP156 (clique aqui para baixar - link direciona para portal externo).

Telefônico:

- Central telefônica 156.

Chat SP 156

-  Entre em contato pelo whatsapp através do telefone:(11) 3230-5156

PRINCIPAIS ETAPAS ‏‏‎

Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente - link direciona para portal) e finalize sua solicitação; 

2) A equipe responsável receberá a solicitação e fará a pesquisa do endereço;

3) Você será redirecionado para um serviço especializado de abordagem social à pessoas em situação de rua;

4) Será destacada uma equipe para a ação de abordagem, escuta e encaminhamentos necessários;

5) Você receberá a resposta do atendimento realizado para registro e baixa no sistema;

6) A pessoa em situação de rua será inserida na rede de serviços com trabalho de escuta no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);

7) A solicitação apresentará o status "finalizado" ou “indeferido” quando for concluída

Importante: Se a solicitação for identificada, a pessoa solicitante receberá um e-mail informando a conclusão. 

Se for anônima, a pessoa poderá acompanhar a solicitação pelo Portal SP156 na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar - link direciona para portal).

Telefônico:

1) Ligue 156;

2) Forneça os dados necessários;

3) Escolha a opção desejada e aguarde o atendimento.

ChatBot 156

1) Adicione o número de telefone(11) 3230-5156na agenda de contatos do seu celular; 

2) Acesse o seu whatsapp; 

3) Envie uma mensagem para o número (11) 3230- 5156

4) Digite 4 e envie para escolher a opção “Solicite mais serviços digitais aqui”

5) Em seguida, digite   e envie para escolher a opção “Altas Temperaturas - Solicitar abordagem social”

6) Siga as instruções do chat. 

LEGISLAÇÃO ‏‏‎

Portaria 46/SMADS/2010 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

PORTARIA PREFEITO - PREF Nº 1.062 DE 19 DE SETEMBRO DE 2023 « Catálogo de Legislação Municipal.

OBSERVAÇÕES ‏‏‎

- Em caso de pessoas em situação de rua com qualquer tipo de transtorno mental ou psiquiátrico, o SAMU deve ser acionado pelo telefone 192;

Durante o período de altas temperaturas as tendas estarão espalhadas pela cidade para melhor acolhimento (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo). Nas tendas a pessoa terá acesso a Kits de hidratação contendo água e frutas. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL ‏‏‎

- Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).

-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 19/09/2023

Atualizado em: 06/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS