Bilhete Único - Solicitar extrato de utilização
O QUE É
É o pedido de acesso às informações de como ou onde foi usado o Bilhete do Comum ou Vale Transporte em um determinado período, contendo dados como:
- Data;
- Horário;
- Prefixo do carro (ônibus/microônibus);
- Qual linha de ônibus;
- Qual estação do Metrô/CPTM);
- Saldo na época das utilizações.
QUANDO SOLICITAR
Quando tiver algum tipo de dúvida sobre o período de integração ou se a tarifa vem sendo descontada corretamente.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que usam crédito Comum, Vale Transporte, independente do cartão de Bilhete Único utilizado.
Além das pessoas que possuem os cartões Mãe Paulistana, Fidelidade, Gestante e Obeso.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para pedir o extrato de utilização:
- Data em que há dúvida sobre as utilizações;
- Número do cartão (caso o(a) solicitante não tenha o número lógico do cartão, é possível pesquisar com os documentos exigidos acima).
Documentos necessários para pedir o extrato de utilização:
- Documento de identificação (RG, RNE, Passaporte, OAB, CRM e CREA) - cópia.
PRAZO MÁXIMO
Eletrônico:
- Sistema Público SPTrans: imediato e limitado ao período de até 7 dias.
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui): O prazo para resposta é de até 7 dias. Neste caso, a pesquisa é para períodos de 15 dias até um ano de utilizações.
Presencial:
- Postos de Atendimento da SPTrans: O atendimento é imediato e limitado ao período de até 15 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- É possível pedir o extrato de utilização pelo Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) ou pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços das unidades - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Para pedir o extrato pelo Sistema Público SPTrans:
1) Acesse o Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Faça login com seu e-mail e senha ou RG, CPF e senha;
3) Clicar em Saldo/Extrato;
4) Ao lado da imagem do cartão, selecionar “extrato de utilização”;
5) Escolha entre 7 e 90 dias, clique em “filtrar” e depois “exibir utilizações”.
Para pedir o extrato pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui):
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) Aguarde retorno da equipe técnica da SPTrans.
Presencial (Postos de Atendimento da SPTrans):
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços das unidades - link direciona para portal externo);
2) Informe o número do cartão a ser pesquisado;
4) Para impressão do extrato de utilização, é necessário informar o período que deseja consultar;
5) A impressão do extrato será feita e a solicitação finalizada.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
PORTARIA SMT nº 050/19 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 22/11/2022
Atualizado em: 14/05/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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