COHAB - Solicitar compra de imóvel habitacional
O QUE É
É a solicitação de compra de imóvel das unidades habitacionais da COHAB.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver interesse em comprar um imóvel habitacional que esteja disponível para a comercialização.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que se encaixam no critério de compra de imóvel da COHAB.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues:
- Comprovante de endereço recente – cópia digitalizada
- Comprovante de endereço mais antigo (com mais de 1 ano) – cópia digitalizada
- CPF do solicitante – cópia digitalizada
Para solteiro:
- Certidão de nascimento – cópia digitalizada
Para casado:
- CPF do cônjuge – cópia digitalizada
- Certidão de casamento – cópia digitalizada
Para divorciado:
- Certidão de casamento com averbação e carta de sentença – cópia digitalizada
Para união estável:
- Declaração de união estável – (clique aqui para preencher o documento - link direciona para portal externo) – cópia digitalizada
Para viúvo(a):
- Certidão de casamento e da certidão de óbito do cônjuge – cópia digitalizada
Para empregado:
- Carteira de trabalho contendo foto qualificação civil, contrato de trabalho e os comprovantes de renda dos três últimos meses – cópia digitalizada
Para funcionário público:
- Carteira de trabalho contendo foto, qualificação civil, último contrato de trabalho com baixa, a página seguinte em branco, contrato do contrato de admissão e os comprovantes de renda dos três últimos meses – cópia digitalizada
Para sem vínculo empregatício:
- Carteira de trabalho contendo foto, qualificação civil, registro do último contrato de trabalho com baixa e da página seguinte mesmo que em branco – cópia digitalizada
- Declaração de rendimento de autônomo – (clique aqui para preencher o documento - link direciona para portal externo) – cópia digitalizada
Para aposentado/pensionista
- Carteira de trabalho contendo foto, qualificação civil, registro do último contrato de trabalho e da página seguinte mesmo que em branco – cópia digitalizada
- Extrato bancário do INSS – cópia digitalizada
Para morador não original:
Contrato de gaveta – cópia digitalizada
PRAZO MÁXIMO
Até 90 dias úteis
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico
- Portal de Atendimento SP156
Presencial:
- Agência de Atendimento da COHAB - Av. São João, 299, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. É necessário fazer agendamento pelo site da COHAB-SP (clique aqui) ou pela Central de Atendimento 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico
1) Na caixa do lado direito desta tela, informe login e senha do Portal SP156, ou faça seu cadastro.
2) Preencha os campos do formulário e anexe os documentos solicitados;
3) A solicitação será recebida e analisada pelas (os) atendentes da COHAB;
4) Caso os dados e os documentos estejam incompletos, você receberá um SMS e e-mail com o status “Aguardando complemento de informações por parte do munícipe”, e deverá acessar o Portal SP156, na aba “Minhas solicitações” (clique aqui). Forneça ou anexe a documentação solicitada.
5) Com os dados completos, a solicitação será analisada, e se aprovada, você receberá um SMS e e-mail com o status “Aguardando complemento de informações por parte do munícipe” com o link do contrato para assinatura. Após o realizar a assinatura, basta acessar o Portal SP156, acessar a aba "minhas solicitações" (clique aqui) e incluir o contrato assinado.
6) Depois que a assinatura do contrato for comprovada, você receberá um SMS e e-mail com o status “Finalizado”. Basta acessar o Portal SP156, acessar a aba "minhas solicitações" (clique aqui) e visualizar e, se necessário, efetuar a impressão do Contrato.
7) Acompanhe sua solicitação, por meio do número de protocolo. Basta acessar o Portal SP156, acessar a aba "minhas solicitações" (clique aqui).
Presencial:
1) Fazer o agendamento pelo Portal de COHAB ou ligando na Central SP156;
2) Comparecer no dia e horário agendado com os documentos necessários para a solicitação.
3) Após fazer a solicitação, a equipe técnica de COHAB entrará em contato dentro do prazo estipulado.
LEGISLAÇÃO
Legislação do Sistema Financeiro de Habitação.
Estatuto e Regimento Interno da COHAB-SP.
OBSERVAÇÕES
A origem para a comercialização das unidades habitacionais da COHAB, são de:
- Recursos do Fundo Municipal de Habitação – FMH, com demanda selecionada pela SEHAB;
- Regularização dos imóveis, já habitados, do extinto Fundo de Atendimento à População Moradora em Habitação Subnormal – FUNAPS;
- Vagas em unidades habitacionais pelas condições do SFH – Sistema de Financiamento Habitacional, seguindo os inscritos na Ficha de demandas da COHAB.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo - COHAB.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria através do Portal da COHAB (link direciona para portal externo).
Criado em: 03/11/2022
Atualizado em: 22/11/2022
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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