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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

COHAB - Solicitar compra de imóvel habitacional

O QUE É 

É a solicitação de compra de imóvel das unidades habitacionais da COHAB.


QUANDO SOLICITAR

Quando houver interesse em comprar um imóvel habitacional que esteja disponível para a comercialização.


PÚBLICO-ALVO

Pessoas que se encaixam no critério de compra de imóvel da COHAB.


REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem entregues:

- Comprovante de endereço recente – cópia digitalizada

- Comprovante de endereço mais antigo (com mais de 1 ano) – cópia digitalizada

- CPF do solicitante – cópia digitalizada


Para solteiro:
- Certidão de nascimento – cópia digitalizada

Para casado:

- CPF do cônjuge – cópia digitalizada

- Certidão de casamento – cópia digitalizada

Para divorciado:

- Certidão de casamento com averbação e carta de sentença – cópia digitalizada

Para união estável:

- Declaração de união estável – (clique aqui para preencher o documento - link direciona para portal externo) – cópia digitalizada

Para viúvo(a):

- Certidão de casamento e da certidão de óbito do cônjuge – cópia digitalizada

Para empregado:

- Carteira de trabalho contendo foto qualificação civil, contrato de trabalho e os comprovantes de renda dos três últimos meses – cópia digitalizada

Para funcionário público:

- Carteira de trabalho contendo foto, qualificação civil, último contrato de trabalho com baixa, a página seguinte em branco, contrato do contrato de admissão e os comprovantes de renda dos três últimos meses – cópia digitalizada

Para sem vínculo empregatício:

- Carteira de trabalho contendo foto, qualificação civil, registro do último contrato de trabalho com baixa e da página seguinte mesmo que em branco – cópia digitalizada

- Declaração de rendimento de autônomo – (clique aqui para preencher o documento - link direciona para portal externo) – cópia digitalizada

Para aposentado/pensionista

- Carteira de trabalho contendo foto, qualificação civil, registro do último contrato de trabalho e da página seguinte mesmo que em branco – cópia digitalizada

- Extrato bancário do INSS – cópia digitalizada

Para morador não original:

Contrato de gaveta – cópia digitalizada


PRAZO MÁXIMO 

Até 90 dias úteis


TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito


CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico

- Portal de Atendimento SP156

Presencial: 

Agência de Atendimento da COHAB - Av. São João, 299, Centro.  Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.  É necessário fazer agendamento pelo site da COHAB-SP (clique aqui) ou pela Central de Atendimento 156.

Descomplica (Unidades: Campo Limpo e São Miguel). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico

1) Na caixa do lado direito desta tela, informe login e senha do Portal SP156, ou faça seu cadastro.

2) Preencha os campos do formulário e anexe os documentos solicitados;

3) A solicitação será recebida e analisada pelas (os) atendentes da COHAB;

4) Caso os dados e os documentos estejam incompletos, você receberá um SMS e e-mail com o status “Aguardando complemento de informações por parte do munícipe”, e deverá acessar o Portal SP156, na aba “Minhas solicitações” (clique aqui). Forneça ou anexe a documentação solicitada. 

5) Com os dados completos, a solicitação será analisada, e se aprovada, você receberá um SMS e e-mail com o status “Aguardando complemento de informações por parte do munícipe” com o link do contrato para assinatura. Após o realizar a assinatura, basta acessar o Portal SP156, acessar a aba "minhas solicitações" (clique aqui) e incluir o contrato assinado. 

6) Depois que a assinatura do contrato for comprovada, você receberá um SMS e e-mail com o status “Finalizado”. Basta acessar o Portal SP156, acessar a aba "minhas solicitações" (clique aqui) e visualizar e, se necessário, efetuar a impressão do Contrato.

7) Acompanhe sua solicitação, por meio do número de protocolo. Basta acessar o Portal SP156, acessar a aba "minhas solicitações" (clique aqui).


Presencial: 

1) Fazer o agendamento pelo Portal de COHAB ou ligando na Central SP156;

2) Comparecer no dia e horário agendado com os documentos necessários para a solicitação.

3) Após fazer a solicitação, a equipe técnica de COHAB entrará em contato dentro do prazo estipulado.


LEGISLAÇÃO

Legislação do Sistema Financeiro de Habitação. 

Estatuto e Regimento Interno da COHAB-SP.


OBSERVAÇÕES

A origem para a comercialização das unidades habitacionais da COHAB, são de:

- Recursos do Fundo Municipal de Habitação – FMH, com demanda selecionada pela SEHAB;

- Regularização dos imóveis, já habitados, do extinto Fundo de Atendimento à População Moradora em Habitação Subnormal – FUNAPS;

- Vagas em unidades habitacionais pelas condições do SFH – Sistema de Financiamento Habitacional, seguindo os inscritos na Ficha de demandas da COHAB.


ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo - COHAB.


MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria através do Portal da COHAB (link direciona para portal externo).

Criado em: 03/11/2022

Atualizado em: 22/11/2022

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