Carga Frete - Solicitar cadastro de licença
O QUE É
É a atividade de transporte de carga que utiliza estacionamento privativo em via pública e consiste na movimentação de bens, mercadorias e materiais do ponto de coleta ao ponto de entrega, podendo ser realizada por pessoa física ou jurídica, com veículo de carga ou misto.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver interesse desde que o interessado seja portador do Cadastro Municipal de Condutores de Carga a Frete (CONDUTAX).
PÚBLICO-ALVO
Condutor interessado em exercer a atividade.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES.
Requisitos necessários para a solicitação:
- Veículo compatível com o ponto escolhido;
- Cadastro Municipal de Condutores de Carga a Frete (CONDUTAX) em validade;
- O veículo não possuir multas de trânsito vencidas emitidas na cidade de São Paulo;
- Caso possua multas é necessário efetuar o pagamento ou apresentar o comprovante que foi paga;
- Consulte no site Multas de Trânsito clique aqui (link direciona para portal externo).
Documentos necessários para solicitação:
Cadastro Municipal de Condutores de Carga a Frete (CONDUTAX) em validade;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em validade – Categorias B, ou C, ou D, ou E. (De acordo com o veículo a ser cadastrado).
Se o veículo apresentado for usado, apresentar:
CRV - Certificado de Registro de Veículo, em nome do interessado ou preenchido e reconhecido firma em nome do interessado;
CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
- Se o veículo for Zero Quilômetro, apresentar:
Nota Fiscal de fábrica ou concessionária em nome do interessado.
PRAZO MÁXIMO
30 Dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
De: R$312,70 até R$ 434,70.
Nota: Variação de valor em virtude do Peso Bruto Total do veículo
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
Praça de atendimento do Departamento de Transporte Público (DTP) - Rua Joaquim Carlos, 655 - Pari - São Paulo. Atendimento de segunda a sextas-feira das 08h às 16h.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável;
5) Aguarde a análise da área responsável. Após um determinado período, você receberá um boleto (DAMSP) por meio do Portal de Atendimento SP156 em “Acompanhe Sua Solicitação”(clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
6) Realize o pagamento do boleto (DAMSP) disponível na sua aba. Após realizar o pagamento do boleto (DAMSP), você deverá anexar o comprovante no Portal de Atendimento SP156, também em “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui);
7) Sua solicitação será finalizada e você receberá por e-mail a confirmação da conclusão de seu serviço
8) A qualquer momento você pode acompanhar sua solicitação usando seu número de protocolo pelo Portal de Atendimento SP156, na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
ATENÇÃO: É obrigatório o agendamento, que é feito pelo próprio interessado.
1) Para realizar o agendamento e atendimento presencial, somente através do Portal de Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) – para tanto faça o passo a passo a seguir: Assunto: (Escolha a Modalidade de Interesse) Táxi – Escolar – TEG – Carga a Frete – Fretamento – Motofrete 🡺 Serviço: (Escolha o Serviço de Interesse) 🡺 Zona: Leste 🡺 Local: DTP – (Escolha o Bloco de Atendimento) 🡺 Clique na caixa Inserir Serviço e preencha próxima tela com seus dados como solicitado 🡺 clique em AVANÇAR 🡺 Escolha a data e horário disponíveis 🡺 clique em AVANÇAR 🡺 Insira o código de imagem solicitado 🡺 Clique em CONCLUIR 🡺 seu agendamento foi efetivado, imprimir o Protocolo pois a apresentação é obrigatória no dia de seu atendimento;
2) Compareça na data e horário agendados no Departamento de Transportes Públicos - DTP que está localizado na R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo);
3) No Departamento de Transportes Públicos (DTP), dirigir-se ao balcão de atendimento conforme seu protocolo de agendamento (Bloco A, B, C, D ou E) e apresentar todos os documentos necessários;
4) O atendente analisará a documentação, e em caso de dúvidas ou documentação não estando de acordo, o mesmo atendente orientará o interessado. Caso tudo esteja correto, o serviço será concluído;
5) Para acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos - Consulta de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
- Lei Municipal nº 14.491 – julho/2007 (link direciona para portal da legislação);
- Portaria SMT/DTP Nº 146/2008 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
O interessado deverá escolher um Ponto Privativo de Estacionamento de Carga a Frete no Departamento de Transportes Públicos (DTP) - R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, 03019-000 (clique aqui para ver o endereço no mapa) e solicitar atendimento na Divisão de Estudos, Projetos e Eventos (DEPE) Bloco B, lembrando que o veículo deve ser adequado ao ponto escolhido;
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 22/08/2022
Atualizado em: 04/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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