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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Motofrete - Trocar veículo da licença

  • O que é ‏‏‎

    É a inclusão de um novo veículo na licença de motofrete.

  • QUANDO SOLICITAR ‏‏‎
    Após a baixa do veículo, em até 3 anos (a contar do vencimento da licença).

  • PÚBLICO ALVO ‏‏‎
    Pessoas condutoras de motocicletas que queiram alterar o veículo da licença de motofrete.
  • REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES  ‏‏‎
    Documentos necessários:

    Em caso de veículo usado:

    - Licença;
    - Formulário de serviço de motofrete do DTP-SP preenchido e com firma reconhecida em cartório;
    - Guia DAMSP (Documento de Arrecadação do Município de São Paulo) de troca de veículo e comprovante de pagamento da guia;
    - Laudo de vistoria de “permitida” fornecido pela vistoria CIT do DTP (apenas em caso de inclusão de moto usada;
    - Cópia do CRLV e do CRV de veículo com até 8 anos (excluído o ano de fabricação) e no mínimo 120 cilindradas. O recibo de compra e venda deve estar preenchido e com firma reconhecida em cartório em caso de transferência de veículo;
    - Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e do Certificado de Registro do Veículo (CRV) de veículo com até 8 anos (excluído o ano de fabricação) e no mínimo 120 cilindradas;
    Em caso de transferência do veículo, o recibo de compra e venda deve estar devidamente preenchido e com firma reconhecida em cartório.

    Para veículo zero quilômetro:
    Nota fiscal de compra do veículo. 
       Devem constar na nota fiscal: 
               Data de compra do veículo; 
               Ano de fabricação;
               Ano modelo;
               Combustível; 
               Cor;
               Número do chassi;
               Número da marca-modelo e se o veículo é cargo ou passageiro.

    Caso o titular da moto não seja o titular da licença:
    Composse do veículo registrada em cartório;
    - Cópia simples da CNH ou RG do titular da licença e do proprietário do veículo;
    - Cópia simples dos comprovantes de endereço do titular da licença e do proprietário do veículo;

    Caso o proprietário da moto seja pessoa jurídica: 
    - CNPJ da empresa;
    - Cópia simples de documento com assinatura (RG ou CNH) de um dos sócios da empresa, que deverá assinar o composse em nome da empresa.


    Caso o titular do veículo não seja o titular da licença:
     Deverá ser realizado composse do veículo, em que o proprietário do veículo autoriza o uso da moto pelo motofretista. A composse deve ser redigida e preenchida segundo o modelo padrão do DTP, assinada pelas duas partes (proprietário e titular da licença) e por mais duas testemunhas, e registrada em cartório.
    - A composse tem validade de 60 dias a contar da data da assinatura. Após esse prazo, o titular da licença deve fazer e assinar uma declaração de próprio punho no verso da composse informando que o documento está em plena vigência.
    - Em caso de erro de preenchimento na composse, deverá ser redigido um termo aditivo da composse informando as correções em relação ao documento original. O termo aditivo também deve ser registrado em cartório.



    • PRAZO MÁXIMO ‏‏‎
      - 30 dias.
      • TAXAS OU PREÇO PÚBLICO ‏‏‎

        - Para veículo usado: R$ 131,17*.

        - Para veículo zero km: R$ 80,57*.

        *Valor de vistoria incluído.

        • CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO ‏‏‎
          Eletrônico:
          - Portal de Atendimento SP156.

          Presencial:
          - Praça de atendimento DTP (Rua Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo – SP). Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 17h00.
          • PRINCIPAIS ETAPAS ‏‏‎
            Eletrônico:

            1) Após a baixa do veículo, você deverá emitir o Documento de Arrecadação do Município de São Paulo(DAMSP) de troca de veículo (clique aqui)

            2) Em caso de inclusão de veículo zero km, você deverá solicitar o serviço de “troca de carro zero”. Em caso de inclusão de veículo usado, o serviço será “troca de carro”. 

            3) Após o pagamento da guia DAMSP:

            Se a moto a ser incluída for USADAagende a vistoria CIT no site do Departamento de Transportes Públicos DTP (clique aqui)  e vá ao o DTP (Rua Joaquim Carlos, 655) com o veículo e os seguintes documentos:
                - Guia DAMSP paga e seu o comprovante de pagamento;
                - Condumoto;
                - Licença.
            A vistoria deverá entregar um laudo autorizando o seguimento do processo. Caso o laudo não seja entregue, você deverá fazer as modificações no veículo conforme orientação da vistoria CIT e reagendar nova vistoria.

            Se a moto a ser incluída for zero km, não é necessário agendar vistoria.

            3) Acesse o Portal de Atendimento SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome), digite login e senha para acessar o formulário de solicitação. Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados;

            4) A solicitação será registrada e encaminhada à equipe responsável pelo serviço de motofrete, que procederá com a emissão do ofício de troca de veículo;


            5)  O ofício estará disponível para ser baixado no endereço de SEI que será informado pelo DTP. O SEI poderá ser consultado clicando aqui.

            6) Com o ofício em mãos, vá ao DETRAN-SP e solicite a troca de placa para aluguel. No DETRAN também serão confeccionados os documentos do veículo na categoria aluguel.

            7) Após a confecção dos novos documentos e da inclusão da placa vermelha na moto, você deverá agendar nova vistoria no DTP para obter o laudo de vistoria de aprovada. Além do veículo, você deverá levar para a vistoria CNH, condumoto, e CRLV e CRV do veículo em placa de aluguel.


            8) Após a vistoria, você deverá encaminhar pela aba “Minhas Solicitações do Portal SP156 cópia simples do laudo de vistoria de aprovada e do CRLV e CRV do veículo em placa de aluguel.

            9) A equipe responsável pelo serviço de motofrete fará a conclusão da troca de veículo. 


            10) Após o término do processo no DTP, você será informado(a) na aba “Minhas Solicitações” do SP156 que o processo foi concluído.

            11) Você poderá obter o Termo de Encerramento do processo clicando aqui (link direciona para portal externo)

            12) Imprima e guarde o Termo de Encerramento, pois este será a licença de motofrete, uma vez que o DTP não está mais emitindo licenças em papel-moeda. 

            Presencial:

            1) Após a baixa do veículo, você deverá emitir a guia DAMSP (Documento de Arrecadação do Município de São Paulo) de troca de veículo no portal da DAMSP. Em caso de inclusão de veículo zero km, solicite o serviço de “troca de carro zero”. Em caso de inclusão de veículo usado, o serviço será “troca de carro”.


            2) Após o pagamento da guia DAMSP:
            Se a moto a ser incluída for USADAagende a vistoria CIT no site do Departamento de Transportes Públicos DTP (clique aqui)  e vá ao o DTP (Rua Joaquim Carlos, 655) com o veículo e os seguintes documentos:
                - Guia DAMSP paga e seu o comprovante de pagamento;
                - Condumoto;
                - Licença.
                A vistoria deverá entregar um laudo autorizando o seguimento do processo. Caso o laudo não seja entregue, você deverá fazer as modificações no veículo conforme orientação da vistoria CIT e reagendar nova vistoria.


            Se a moto a ser incluída for zero km, não é necessário agendar vistoria.


            3) Agende atendimento no DTP presencial (clique aqui).

            4) No balcão, você deverá apresentar original e cópia simples de todos os documentos listados e da CNH.

            5) O(a) atendente do DTP irá checar a documentação, e caso esteja correta irá emitir um ofício autorizando a inclusão da placa de aluguel. 

            6) Apresente este ofício ao DETRAN-SP, solicitando a troca de placa para aluguel. No DETRAN também serão confeccionados os documentos do veículo na categoria aluguel.

            7) Com o ofício em mãos, vá ao DETRAN-SP e solicite a troca de placa para aluguel. No DETRAN também serão confeccionados os documentos do veículo na categoria aluguel.

            8) Após a confecção dos novos documentos e da inclusão da placa vermelha na moto, você deverá agendar nova vistoria no DTP para obter o laudo de vistoria de aprovada. Além do veículo, você deverá levar para a vistoria CNH, Condumoto e CRLV e CRV do veículo em placa de aluguel.

            9) Após a vistoria, o munícipe deverá agendar nova visita ao balcão do DTP a fim de concluir o processo. Nesse último atendimento deverá apresentar original e cópia do CRLV, do CRV e o laudo de vistoria de aprovada.

            10) O atendente no DTP finalizará a troca de veículo e você deverá se dirigir ao setor de retirada de documentos para retirar sua licença de motofrete com o novo veículo incluído.

Criado em: 19/05/2021

Atualizado em: 23/07/2024

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