Motofrete - Dar baixa no preposto
portable_wifi_offon-line
-
O que é
Preposto é o condutor que poderá conduzir a moto em nome de outra pessoa titular, quando o titular estiver afastado por doença.
-
QUANDO SOLICITAR Quando o titular da licença de motofrete tiver intenção de excluir o preposto, seja para substituí-lo, seja para voltar às suas atividades normais.
-
PÚBLICO ALVO Pessoas condutoras de motofrete que desejam excluir o preposto da licença.
-
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Documentos necessários:
- Licença de Motofrete;
- RG do titular da licença;
- Para o caso do titular estar sem condições físicas ou mentais, será necessário eleger um procurador ou curador, através de documentação hábil e com data de validade inferior a 6 meses.
Documentos necessários para procurador(a):
- Licença de Motofrete;
- RG do titular da licença;
- Procuração pública (validade de 6 meses);
- RG do procurador(a).
Documentos necessários para curador(a):
- Licença de Motofrete;
- RG do titular da licença;
- Certidão de curatela (validade de 6 meses);
- RG do curador(a).-
PRAZO MÁXIMO - 7 dias.
-
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO - Baixa de preposto: R$45,70.
- Taxa de expediente: R$ 22,30-
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Praça de atendimento DTP (Rua Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo – SP). Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 17h00.-
PRINCIPAIS ETAPAS Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome), digite login e senha para acessar o formulário de solicitação. Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados;
2) A solicitação será registrada e encaminhada à equipe responsável;
3) Você receberá um boleto por meio do Portal SP156 em “Minhas solicitações”
4) Após realizar o pagamento do boleto, você deverá anexar o comprovante no Portal SP156, também em “Minhas solicitações”;
5) Sua solicitação será finalizada e você receberá por e-mail o Documento de Motofrete (Alvará) excluído o número do condumoto do preposto.
Presencial:
1) Agende um horário para atendimento clicando aqui (link direciona para portal externo);
2) Você deverá apresentar os documentos listados;
3) O atendente do balcão irá conferir a documentação, e entregará um Formulário de Autorização para que você preencha (somente o titular (ou procurador ou curador) deverá assiná-lo) e um boleto de pagamento da baixa de preposto;
4) Após realizar o pagamento retorne ao guichê de atendimento para entrega do comprovante de pagamento;
5) O atendente do DTP concluirá o processo e você receberá a Licença de Motofrete, com o número do condumoto do preposto excluído.-
LEGISLAÇÃO - Lei Municipal nº 14.491 – julho/2007 (link direciona para portal da legislação).
Portaria 134/SMT – novembro/2011 (link direciona para portal da legislação).-
OBSERVAÇÕES - Caso o titular, já restabelecido, deseje voltar à atividade deverá apresentar a CNH em validade;
- Caso o titular não deseje mais ter licença de motofrete, deverá seguir os procedimentos de baixa de veículo e baixa de licença;
- Caso o titular não se restabeleça e o procurador/curador deseje encerrar a atividade da licença de motofrete, deverá seguir os procedimentos de baixa de veículo e baixa de licença;
- Em caso de falecimento do titular, a inventariante deverá seguir os procedimentos de baixa de veículo e baixa de licença. -
ÓRGÃO RESPONSÁVEL Departamento de Transporte Público (DTP)
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT)-
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
-
-
-
-
-
-
-
Criado em: 18/05/2021
Atualizado em: 04/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS