Programa Auxílio Brasil - Consultar situação do benefício
O QUE É
É a consulta da situação que se encontra o benefício do Programa Auxílio Brasil (que substituiu o Programa Bolsa Família). Também é possível consultar o motivo e as orientações necessárias para regularizar, caso necessário.
QUANDO SOLICITAR
Quando estiver em dúvida se o benefício foi liberado ou quiser saber o motivo de não ter conseguido sacar o benefício.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa que esteja aguardando recebimento ou tenha recebido o Auxílio Brasil.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Nome;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe (opcional).
Documentos necessários para a solicitação:
- CPF ou Número do NIS (Número de Identificação Social).
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
- Aplicativo Auxílio Brasil CAIXA, que pode ser baixado nos aparelhos celulares na Play Store (link direciona para portal externo) ou App Store (link direciona para portal externo).
Telefônico:
- Central de Atendimento 156.
Presencial:
- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)
- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)
- Descomplica SP (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)
Para saber o local mais próximo de sua residência, consulte os links acima ou ligue na Central SP 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Fazer a consulta em um dos canais informando os dados;
2) Informar os dados necessários;
3) Verificar a situação do benefício: liberado, bloqueado, suspenso ou sem benefício.
LEGISLAÇÃO
- Lei Federal nº. 14.284/2021 (link que direciona para portal externo) - Institui o Programa Auxílio Brasil.
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 17/06/2020
Atualizado em: 26/05/2022