Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Programa Jovem Monitor Cultural - Fazer inscrição

O QUE É 
É a inscrição no Programa Jovem Monitor Cultural que proporciona atividades de formação livre e experimentação profissional no campo da administração pública e gestão cultural.
O jovem monitor atua em diferentes espaços públicos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por exemplo: bibliotecas, centros culturais, teatros, casas de cultura, EMIA’s - Escolas Municipais de Iniciação Artística, departamentos da secretaria e também nos CEUs da Secretaria Municipal de Educação (SME). 
O Programa oferece bolsa auxílio ($1300), auxílio transporte ($362), auxílio refeição ($440) e auxílio atividade remota ($100), por até dois anos (24 meses) para cerca de 330 jovens, como auxílio à formação cultural, e atende mais de 100 locais da rede pública de cultura da cidade de São Paulo.  
QUANDO SOLICITAR
As inscrições acontecem no primeiro semestre a cada dois anos, de acordo com o edital do momento.

ATENÇÃO! Exceto aqueles que já estão no edital atual (condição de continuístas do presente edital), não poderá participar do Programa o/a jovem que tenha participado em edições passadas do PJMC ou que não atenda aos requisitos e demais condições do edital.

Para saber mais, leia o item n° 22 do Edital PJMC – 2025/2026 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
PÚBLICO-ALVO
Jovens de baixa renda, entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, que moram na cidade de São Paulo e com interesse em formações na área cultural.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Documentos a serem entregues:

- Carteira de identidade (RG);

- Registro no cadastro de pessoa física (CPF);

- Comprovante de residência recente (conta de água, luz, gás, telefone, extratos bancários ou fatura de cartões de crédito), no nome do/a candidato/a. Caso não tenha, deverá apresentar uma carta escrita de próprio punho do destinatário do comprovante a fim de comprovar residência no município de São Paulo;

- Comprovante de conclusão de ensino médio ou documento equivalente;

- Comprovante de vacinação (Covid);

- Em caso de imigrantes, deverão ser apresentados documentos equivalentes ao RG, comprovante de conclusão de ensino médio, entre outros que se fizerem necessários.
E somente para os casos abaixo:

Autodeclaração de Família de Baixa Renda (ANEXO I - clique aqui para acessar modelo de documento) e Comprovante de Inscrição no CadÚnico (clique aqui para verificar como emitir - link direciona para portal externo). Esse documento deve ser entregue somente para os que optarem pela primeira faixa de renda, de igual ou até meio salário mínimo de renda familiar per capita;
Autodeclaração Étnico-Racial (ANEXO II - clique aqui para acessar modelo de documento). Esse documento deve ser entregue somente para aqueles que selecionaram a opção de cota de pretos, pardos e indígenas; 

Autodeclaração de Pessoa Trans (ANEXO III - clique aqui para acessar modelo de documento). Esse documento deve ser entregue somente para opção de Identidade de Gênero correspondente; 
- Laudo médico com CID, datado de até 24 meses antes da inscrição, (somente para opção de cota para Pessoa com Deficiência), incluindo:

  • a categoria da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a causa da deficiência;

  • a indicação de órteses, próteses ou adaptações, se for o caso;

  • a deficiência auditiva, se for o caso, devendo o laudo estar acompanhado de audiometria recente, datada de até 6 meses antes, contados em relação à data de início do período de inscrição;

  • a deficiência múltipla, se for o caso, constando a associação de duas ou mais deficiências;

  • a deficiência visual, se for o caso, devendo o laudo estar acompanhado de exame de acuidade em pelo menos um dos olhos, patologia e campo visual.

- Certidão de nascimento dos filhos/dependentes (somente para a opção maternidade/parentalidade).

ATENÇÃO! Apresentação de documentos deve ser feita SOMENTE se o(a) candidato(a) for convocado(a) para assinatura do termo de compromisso (NÃO é necessário apresentar os documentos na inscrição)

PRAZO MÁXIMO 
Início das inscrições: 10h do dia 12/04/2024 
Fim das inscrições: 17h do dia 03/06/2024 

As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

De acordo com o Edital PJMC (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).  
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Presencial:

- Para fazer solicitação presencial, acesse o portal de Agendamento - Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e realize seu agendamento. 

Compareça na data e horário agendados no Descomplica SP de sua preferência. 

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico (pelo Portal de Atendimento SP156):
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;

4) Acompanhar o andamento e resultados da primeira e segunda fase pelo Diário Oficial (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e pelo site Programa Jovem Monitor/a Cultural (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
5) A equipe responsável vai analisar as inscrições conforme os critérios no edital do momento;
6) Após publicado o resultado final do edital, os melhores colocados serão convocados para preenchimento das vagas disponíveis (previsão de convocação no período entre novembro e dezembro).

Presencial (pelo Descomplica SP):

1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento - Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

2) Na tela inicial, selecione a categoria Descomplica Digital entre as opções e o serviço Apoio para realização de serviço público digital. Clique em “Agendar Atendimento”;


3) Você deve selecionar unidade, a data e o horário para comparecer e fazer sua inscrição;  

4) Compareça na data e horário agendados e informe que deseja fazer sua inscrição para o Programa Jovem Monitor Cultural. O atendente da unidade deve ficar do seu lado para auxiliar, caso necessário. 

LEGISLAÇÃO

Edital PJMC (clique aqui para acessar o edital do programa - link direciona para portal externo);
Lei Municipal no 14.968/09 (link direciona para portal externo);
Decreto Municipal 51.121/09 (link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 04/05/2020

Atualizado em: 12/04/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS