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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Denunciar irregularidade da contratação e/ou gestão de serviço público

O QUE É

É a denúncia sobre possíveis irregularidades na contratação ou gestão de serviços públicos, cometidas pela Administração Pública Municipal e/ou por terceiros que participem ou tenham participado de licitações, contratos, cotações eletrônicas, termos de parceria, contratos de gestão e outros.

As práticas ilegais serão apuradas pela Controladoria Geral do Município, por meio dos seus setores de Auditoria, Corregedoria e Ouvidoria, integrantes do controle interno da Prefeitura, responsáveis pelo combate à corrupção e ilegalidades na Administração Municipal.

QUANDO SOLICITAR

Quando for identificada uma possível irregularidade na contratação ou gestão dos serviços públicos, cometida pela Administração Pública ou terceiros que participem ou tenham participado de licitações, contratos, cotações eletrônicas, termos de parceria, contratos de gestão e outros.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação:

- Órgão ou Unidade do local da ocorrência;

- Nome das pessoas envolvidas na denúncia (nome, apelido, características, entre outros dados que o identifiquem);

- Descrição da ocorrência (descrever apenas uma denúncia. Caso tenha outras denúncias deve ser aberto um protocolo para cada);

- Documentos para a solicitação (se houver);

- Documentos, fotos, vídeos, áudios ou outros elementos que possam ser utilizados como indícios ou evidências dos fatos ocorridos.

PRAZO MÁXIMO

Até 30 dias, prorrogável por até mais 30 dias para resposta pela Ouvidoria em relação ao acolhimento da denúncia.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

- E-mail: denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br

Presencial:

- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);

- Descomplica - Caso precise de apoio para pedir o serviço, acesse o portal de agendamento Descomplica (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) para realizar o agendamento.

- Posto de atendimento presencial da Ouvidoria Geral do Município que está localizado na Rua Dr. Falcão Filho, nº 69 – Sé – CEP 01007-010 (clique aqui para ver no mapa) . Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h;

Telefônico:

- Central Telefônica 156.

ChatBot 156

-  Entre em contato pelo whatsapp através do telefone: (11) 3230-5156

Carta:

- Envie uma carta para a Ouvidoria Geral do Município (OGM) - Rua Líbero Badaró, 293, 19º andar, Centro, São Paulo – SP, CEP 01009-000.

PRINCIPAIS ETAPAS

ChatBot 156

1) Adicione o número de telefone(11) 3230-5156na agenda de contatos do seu celular; 

2) Acesse o seu whatsapp; 

3) Enviei uma mensagem para o número(11) 3230- 5156

4) Digite 4 e envie para escolher a opção “Denúncias - Ouvidoria Geral do Município”

5) Em seguida, digite  6  e envie para escolher a opção “Denunciar irregularidade na contratação e/ou gestão de serviço público”

6) Siga as instruções do chat. 

Outros canais:

1) Solicitar o serviço em um dos canais de atendimento;

2) A denúncia é registrada pelo canal de atendimento e encaminhada diretamente ao Núcleo de Acolhimento de Denúncias da Ouvidoria Geral do Município;

3) O Núcleo de Acolhimento de Denúncias analisa as informações verificando se existem os elementos mínimos para a sua aceitação;

4) Caso faltem informações para aceitação da denúncia e esta não tenha sido registrada anonimamente, a Ouvidoria entra em contato com o cidadão ou cidadã para tentar obter maiores informações que viabilizem a sua aceitação;

5) A aceitação da denúncia (deferimento) ou não (indeferimento) será comunicada ao cidadão ou cidadã via e-mail e/ou SMS, desde que não tenha sido registrada anonimamente;

6) Uma vez aceita a denúncia, o Núcleo de Acolhimento de Denúncias da Ouvidoria Geral inicia a pré-instrução (pesquisa nos sistemas e arquivos municipais) com o objetivo de coletar maiores informações antes do encaminhamento aos setores responsáveis pela apuração na Controladoria Geral do Município;

7) Finalizada a pré-instrução, a denúncia é encaminhada ao setor responsável na Controladoria para apuração, podendo ser a Auditoria e/ou Corregedoria a depender da sua natureza.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a manifestação nos canais SP156, atendimento presencial da OGM, Descomplica SP e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

LEGISLAÇÃO

Lei Municipal nº 15.764/2013 (link direciona para portal externo);

Decreto 58.426/2018 (link direciona para portal externo).  

OBSERVAÇÕES

- A denúncia que não contenha informações mínimas que permitam a sua apuração, não será aceita e será informado ao cidadão ou cidadã, por e-mail e/ou SMS, desde que a denúncia não seja anônima, o motivo da não aceitação;

- A identificação da pessoa denunciante não é obrigatória, porém é desejável, pois possibilita eventual contato da Ouvidoria com o denunciante para complementação de informações. Será garantido o sigilo e a proteção dos dados do denunciante, conforme o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, disposto no Decreto 58.426, de 18 de setembro de 2018.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Controladoria Geral do Município (CGM);

Ouvidoria Geral do Município (OGM);

Núcleo de Acolhimento de Denúncias (NAD).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Não se aplica.

Criado em: 13/04/2020

Atualizado em: 05/08/2024

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