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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Solicitar certidão de numeração e denominação de imóveis

O QUE É 

A Certidão de Numeração e Denominação é um documento que certifica a numeração/denominação antiga e atual do local onde está situado o imóvel.

QUANDO SOLICITAR

A qualquer momento em que haja a necessidade de se comprovar a numeração e denominação do local do imóvel.

PÚBLICO-ALVO

Proprietário(a) do imóvel ou qualquer pessoa que represente o(a) proprietário(a).

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem entregues para a solicitação:

- Documento de identidade oficial com foto do(a) proprietário(a) e do(a) procurador(a) se for o caso - cópia simples ou digitalizada

- Notificação de Lançamento do IPTU cópia simples ou digitalizada;

- Registro de matrícula do imóvel atualizada (é necessário emitir em cartório) - cópia simples ou digitalizada. É possível emitir a certidão online (link redireciona para portal externo);

Informações necessárias para a solicitação:

- Nome;

- CPF ou CNPJ;

- E-mail;

- Telefone;

- Endereço completo;

- Número antigo do imóvel;

- Número do IPTU;

- Número do Cadlog (Cadastro de logradouro que está localizado na capa do IPTU).

PRAZO MÁXIMO 

30 dias corridos. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Para a solicitação da Certidão de Auto de Multa é cobrado o valor de acordo com item 010.01.05 da tabela de preços públicos (link redireciona para um arquivo em pdf para lista de preços).

Observação: O preço público é cobrado por folhas impressas.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:  

1) Acessar o Portal SP156;

2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias e anexando as cópias digitalizadas dos documentos necessários;

3) A equipe técnica recebe a documentação e fará a análise do pedido da certidão de numeração e denominação;

4) Uma guia de pagamento será enviada e o comprovante de pagamento deverá ser anexado via Portal SP156;

5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão. A certidão será enviada pelo Portal SP156.  

* A qualquer momento a pessoa que registrou a solicitação no Portal SP156 ou presencialmente pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156.

Acompanhe seu protocolo por meio do Portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Lei municipal 14.454/07, regulamentada pelo  Decreto  49.346/2008 (link direciona para portal externo) 

OBSERVAÇÕES

Esta certidão será gerada unicamente para o endereço do número do IPTU indicado na solicitação. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Qualquer pessoa pode preencher formulários de sugestões, elogios e reclamações na Subprefeitura mais próxima.

Também é possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 04/03/2020

Atualizado em: 26/04/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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