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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Rodízio de veículos - Isenção para pessoa com deficiência (PCD)

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O QUE É

 

É uma autorização especial que libera do rodízio os veículos automotores que transportem pessoas com deficiência. Assim, o veículo não é multado quando circular pelo centro expandido da cidade de São Paulo durante o período do seu rodízio.

QUANDO SOLICITAR

Quando for diagnosticada a deficiência física permanente ou provisória, ou deficiência mental de uma pessoa que necessita circular pelo centro expandido da cidade de São Paulo.

PÚBLICO-ALVO

As pessoas isentas são:

- pessoa com deficiência física da qual decorra comprometimento de mobilidade;

- pessoa com deficiência mental, intelectual e visual;

- pessoa portadora de doença crônica, que comprometa a sua mobilidade;

- pessoa que realiza tratamento médico continuado debilitante de doença grave. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos a serem entregues para a solicitação:

- Documento de Identidade oficial com foto – cópia simples ou digitalizada;

- Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado – cópia simples ou digitalizada;

- Atestado médico referente à deficiência permanente ou temporária com redução efetiva da mobilidade emitido, no máximo, há 3 (três) meses – original ou cópia digitalizada;

Informações necessárias para a solicitação:

- Nome da pessoa com deficiência;

- Data de nascimento;

- Sexo;

- CPF;

- E-mail;

- Telefone;

- Endereço completo;

- Se houver, nome da pessoa representante legal;

- Se houver, afinidade da pessoa representante legal e pessoa com deficiência;

- Se isenção é inicial ou renovação;

- Tipo de enquadramento da isenção;

- Placa do veículo;

- Cidade e estado do veículo.

PRAZO MÁXIMO

30 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

- Sede do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) - Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - acessar o mapa com o endereço da sede do DSV (link direciona para portal externo) – Atendimento mediante agendamento (acessar o portal de agendamento - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Fazer login no Portal de Atendimento SP156; 

2) Preencher o formulário com as informações necessárias; 

3) Anexar os documentos. Para renovação, basta reapresentar a documentação necessária. No caso de deficiência permanente, não será necessário enviar novo laudo médico; 

4) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156

Presencial:

1) Acessar o portal de agendamento (link direciona para portal externo);

2) Clicar em “agendar atendimento”;

3) Preencher os campos com os dados cadastrais do requerente;

4) Clicar em qual dia prefere, em seguida o horário desejado e depois em “avançar”;

5) Confirmar seus dados e digitar o código de imagem para imprimir o protocolo;

6) Comparecer presencialmente com o número de protocolo para solicitar o cartão e os documentos. Para renovação, basta reapresentar a documentação necessária. No caso de deficiência permanente, não será necessário enviar novo laudo médico;

7) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156

LEGISLAÇÃO

- Decreto Municipal nº 58.584/2018 (link direciona para portal externo);  

- Decreto Municipal nº 58.604/2019 (link direciona para portal externo);

Portaria SMT.DSV.GAB nº 33/2019 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há adesivo ou credencial para ser afixada no veículo. A placa do veículo isento é cadastrada no Sistema Unificado de Autorizações Especiais, garantindo a sua identificação.

 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte – SMT 

Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV 

MANIFESTAÇÃO SOBRE SERVIÇO

Qualquer pessoa pode preencher formulários de sugestões, elogios e reclamações no próprio  Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

Também é possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 24/10/2019

Atualizado em: 12/11/2019

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