Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) - 2ª via
O QUE É
É a 2ª via do certificado dado ao cidadão que é dispensado de prestar o Serviço Militar.
QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento do ano quando a via original for danificada, extraviada, roubada, furtada, etc.
PÚBLICO-ALVO
Brasileiros do sexo masculino que foram dispensados de prestar o serviço militar e cuja via original do CDI tenha sido danificada, extraviada, roubada, furtada, etc.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:
- Residir no município de São Paulo.
Informações necessárias para solicitação eletrônica ou presencial:
- Nome completo;
- Número de celular;
- E-mail;
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço presencialmente:
- Documento com foto - original;
- Comprovante de residência - pode estar no nome dos pais ou responsáveis do cidadão, desde que conste no RG ou Certidão de Nascimento. São permitidas declarações como comprovação de residência que podem ser feitas na Junta de Serviço Militar em próprio punho.
Documentos a serem entregues para solicitação eletrônica:
- Carteira de identidade, carteira de motorista ou outro documento com foto - digitalizado;
- Comprovante de residência digitalizado - pode estar no nome dos pais do cidadão, desde que conste no RG ou Certidão de Nascimento.
PRAZO MÁXIMO
Presencial ou Eletrônico: 10 dias úteis
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Taxa: R$ 6,10 + Multa R$18,30
O pagamento pode ser feito em qualquer banco.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Juntas do Serviço Militar - Consulte os endereços (link direciona para portal externo)
– Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento SP156;
2) Cadastre-se ou insira login e senha de cadastro do Portal SP156;
3) Solicite o serviço preenchendo corretamente o formulário e anexando cópia digitalizada dos documentos necessários;
4) Acompanhe seu pedido pelo Portal SP156 em minhas solicitações;
5) A equipe da Junta do Serviço Militar recebe a solicitação e, estando correto, envia o QR-Code PIX para pagamento;
6) Após pagar via PIX, acesse a área "minhas solicitações" e adicione a cópia digitalizada do comprovante de pagamento ao protocolo;
7) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento e finalizará a solicitação com o envio do Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via no prazo de até 10 dias úteis.
- A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a solicitação no Portal SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para acompanhar por meio do Portal SP156, clique aqui.
Presencial:
1) Compareça na Junta do Serviço Militar em um dos endereços indicados e solicite o Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via;
2) Você vai receber o QR-Code PIX para pagamento;
3) Após pagar o boleto, entregue o comprovante de pagamento na mesma unidade da Junta do Serviço Militar em que você solicitou o atendimento;
4) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento, confeccionará e encaminhará o documento para a assinatura, que será entregue no prazo de 10 dias úteis;
5) Acesse o alistamento.eb.mil.br, e faça um cadastro no site Brasil.gov, caso ainda não tenha, para imprimir seu Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via.
6) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Feito o documento com a assinatura digital, não será mais necessário comparecer em uma Junta e pagar multa para obter a segunda via. Bastando para isso acessar a pagina do alistamento militar e imprimir seu documento.
Só será necessário procurar uma JSM e fazer nova solicitação, caso você tenha que fazer alguma mudança de algum dos dados lançados no certificado.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU)
Junta Militar
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, elogio ou sugestão sobre o processo de alistamento e serviço militar, a pessoa deve se dirigir a uma Junta do Serviço Militar. As reclamações e sugestões são recebidas pela área responsável no máximo em 3 dias, são analisadas e um parecer é emitido. Todas as manifestações podem ser feitas de maneira anônima.
Criado em: 05/09/2019
Atualizado em: 14/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS