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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) - 2ª via

O QUE É

É a 2ª via do certificado dado ao cidadão que é dispensado de prestar o Serviço Militar.

QUANDO SOLICITAR

A qualquer momento do ano quando a via original for danificada, extraviada, roubada, furtada, etc.

PÚBLICO-ALVO

Brasileiros do sexo masculino que foram dispensados de prestar o serviço militar e cuja via original do CDI tenha sido danificada, extraviada, roubada, furtada, etc.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Requisitos necessários para a solicitação:

- Residir no município de São Paulo.

Documentos necessários para a solicitação (presencial):

- Documento com foto - original;

- Comprovante de residência - pode estar no nome dos pais ou responsáveis do cidadão, desde que conste no RG ou Certidão de Nascimento. São permitidas declarações como comprovação de residência que podem ser feitas na Junta de Serviço Militar em próprio punho.

Documentos necessários para a solicitação (eletrônica): 

- Carteira de identidade, carteira de motorista ou outro documento com foto - digitalizado; 

- Comprovante de residência digitalizado - pode estar no nome dos pais do cidadão, desde que conste no RG ou Certidão de Nascimento.

Informações necessárias para a solicitação:

- Nome completo;

- Número de celular;

- E-mail;

PRAZO MÁXIMO

10 dias úteis.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Taxa: R$ 6,19 + Multa R$18,57

O pagamento pode ser feito em qualquer banco.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Presencial:

- Juntas do Serviço Militar (clique aqui para consultar os endereços)Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Acesse o Portal de Atendimento SP156;

2) Cadastre-se ou insira login e senha de cadastro do Portal SP156;

3) Para solicitar o serviço, preencha o formulário e anexe a(s) cópia(s) digitalizada(s) do(s) documento(s) necessário(s);

4) Acompanhe seu pedido pelo Portal SP156 em "Acompanhe sua solicitação";

5) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá a solicitação e, estando tudo correto, enviará o QR-Code PIX para pagamento;

6) Após pagar via PIX, acesse a área "Acompanhe sua solicitação" e adicione a cópia digitalizada do comprovante de pagamento ao protocolo;

7) A equipe da Junta do Serviço Militar receberá o comprovante de pagamento e finalizará a solicitação com o envio do Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via no prazo de até 10 dias úteis.


*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a solicitação no Portal SP156 pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para acompanhar por meio do Portal SP156, clique aqui.


Presencial:

1) Compareça à Junta do Serviço Militar em um dos endereços indicados e solicite o Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via;

2) Você receberá o QR-Code PIX para pagamento;

3) Após pagar o boleto, entregue o comprovante de pagamento na mesma unidade da Junta do Serviço Militar em que você solicitou o atendimento;

4)  Após receber o comprovante de pagamento, a equipe da Junta do Serviço Militar confeccionará e encaminhará o documento para assinatura. O documento será entregue no prazo de 10 dias úteis;

5) Acesse Alistamento Militar Online (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Antes, faça um cadastro no site do gov.br (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo), para imprimir seu Certificado de Dispensa de Incorporação – 2ª via.

6) Caso não tenha acesso, retorne à unidade da Junta do Serviço Militar no dia que lhe for informado no ato da solicitação.
LEGISLAÇÃO

Decreto nº 57.654/1966 – Artigos 107 e 177  – Regulamenta a Lei do Serviço Militar (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Feito o documento com a assinatura digital, não será mais necessário comparecer à Junta e pagar a multa para obter a segunda via. Basta acessar a página do Alistamento Militar Online (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e imprimir seu documento. 

 Só será necessário procurar uma JSM e fazer nova solicitação, caso você tenha que fazer alguma mudança de algum dos dados lançados no certificado.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Junta do Serviço Militar

Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).

MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, elogio ou sugestão sobre o processo de alistamento e serviço militar, a pessoa deve se dirigir a uma Junta do Serviço Militar. As reclamações e sugestões são recebidas pela área responsável no máximo em 3 dias, são analisadas e um parecer é emitido. Todas as manifestações podem ser feitas de maneira anônima.

Criado em: 05/09/2019

Atualizado em: 14/10/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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