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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Bilhete Único Estudante - Falha na liberação de gratuidade mensal

O QUE É 

É o pedido de liberação de gratuidade mensal dos beneficiários estudantes devidamente regularizados que não tiveram suas  cotas do mês disponibilizadas para recarga.

QUANDO SOLICITAR

Quando o estudante não conseguir carregar as cotas do mês que não foram disponibilizadas para recarga.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que são beneficiárias do Bilhete Único do Estudante e da gratuidade. A solicitação pode ser encaminhada por um (a) estudante ou responsável legal (para estudantes menores de dezoito anos).

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos a serem apresentados: 

- Cópias legíveis do RG – frente e verso; 

- CPF do (a) estudante.

Informações necessárias para solicitação: 

- Dados pessoais do (a) estudante (nome, telefone, e-mail), e/ou do (a) responsável legal).

PRAZO MÁXIMO 

9 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Presencial

Postos de Atendimento da SPTrans - Localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo. (Consulte aqui o endereço mais próximo - link direciona para portal externo).

Telefone

- Município de São Paulo: 156;

- Região metropolitana: 0800.011.01.156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br; 

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;

 4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável; 

4) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;

5) Caso a SPTrans precise de mais informações: complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;

6) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão;

7) A qualquer momento você pode acompanhar sua solicitação usando seu número de protocolo pelo Portal de Atendimento SP156, na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui).

Telefônico:

1) Ligue para o número de telefone, escolha as opções da URA e   forneça os dados necessários para a abertura da solicitação;

2) Acompanhe a solicitação na aba "Minhas Solicitações" do Portal de Atendimento SP156 (link direciona para portal externo);

3) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;

4) Caso a SPTrans precise de mais informações: complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;

5) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);

PORTARIA SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- Para a liberação do benefício gratuidade, a SPTrans utiliza o endereço residencial do estudante que consta no cadastro (matrícula) efetuado pela unidade de ensino. Caso haja divergência, a correção deverá ser feita, também, pela unidade de ensino.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A – SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 10/10/2018

Atualizado em: 21/11/2024

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