Bilhete Único Estudante - Falha na liberação de gratuidade mensal
O QUE É
É o pedido de liberação de gratuidade mensal dos beneficiários estudantes devidamente regularizados que não tiveram suas cotas do mês disponibilizadas para recarga.
QUANDO SOLICITAR
Quando o estudante não conseguir carregar as cotas do mês que não foram disponibilizadas para recarga.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que são beneficiárias do Bilhete Único do Estudante e da gratuidade. A solicitação pode ser encaminhada por um (a) estudante ou responsável legal (para estudantes menores de dezoito anos).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Cópias legíveis do RG – frente e verso;
- CPF do (a) estudante.
Informações necessárias para solicitação:
- Dados pessoais do (a) estudante (nome, telefone, e-mail), e/ou do (a) responsável legal).
PRAZO MÁXIMO
9 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
Telefone:
- Município de São Paulo: 156;
- Região metropolitana: 0800.011.01.156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável;
4) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Caso a SPTrans precise de mais informações: complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;
6) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão;
7) A qualquer momento você pode acompanhar sua solicitação usando seu número de protocolo pelo Portal de Atendimento SP156, na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui).
Telefônico:
1) Ligue para o número de telefone, escolha as opções da URA e forneça os dados necessários para a abertura da solicitação;
2) Acompanhe a solicitação na aba "Minhas Solicitações" do Portal de Atendimento SP156 (link direciona para portal externo);
3) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado(a) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
4) Caso a SPTrans precise de mais informações: complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;
5) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
PORTARIA SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para a liberação do benefício gratuidade, a SPTrans utiliza o endereço residencial do estudante que consta no cadastro (matrícula) efetuado pela unidade de ensino. Caso haja divergência, a correção deverá ser feita, também, pela unidade de ensino.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 10/10/2018
Atualizado em: 21/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS