Bilhete Único Estudante e Professor - Solicitar extrato de utilização
O QUE É
É o pedido para ter acesso às informações de como ou onde foi usado o Bilhete do Estudante ou Professor em um determinado período, contendo dados como:
- Data;
- Horário;
- Prefixo do carro (ônibus/microônibus);
- Qual a linha de ônibus;
- Qual a estação do Metrô/CPTM);
- Saldo na época das utilizações.
QUANDO SOLICITAR
Quando os usuários tiverem algum tipo de dúvida sobre o período de integração ou se a tarifa vem sendo descontada incorretamente.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes ou professores que utilizam o Sistema de Transporte Público Urbano do Município de São Paulo e Região Metropolitana.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Número lógico do cartão;
- Data em que há dúvida sobre as utilizações (caso o(a) solicitante não tenha o número do cartão, é possível pesquisar com documentos exigidos abaixo).
Documentos necessários para a solicitação:
- Documento de identificação (RG, RNE, Passaporte, documento de classe [Registro Profissional]).
PRAZO MÁXIMO
Eletrônico:
- Sistema Público SPTrans: imediato e limitado ao período de até 90 dias;
- Portal de Atendimento SP156: o prazo para resposta é de até 7 dias. Neste caso, a pesquisa é para períodos de 91 dias até um ano de utilizações.
Presencial:
- Postos de Atendimento da SPTrans: O atendimento é imediato e limitado ao período de até 15 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui!).
- Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo): No próprio cadastro do interessado(a).
Presencial:
- Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Caso sua solicitação seja pelo Sistema Público SPTrans (para prazo até 90 dias):
1) Acesse o Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Faça login com seu e-mail e senha ou RG, CPF e senha;
3) Realize sua solicitação.
Caso sua solicitação seja pelo Portal de Atendimento SP156 ou presencialmente (para prazo acima de 90 dias):
1) Faça cadastro ou login no Portal de Atendimento SP156 ou compareça em um dos Postos de Atendimento SPTrans (clique aqui para consultar o endereço mais próximo - link direciona para portal externo);
2) Confira o número do cartão a ser pesquisado;
3) Caso a solicitação seja on-line, envie os documentos solicitados. Em casos em que a solicitação for presencial, o atendente deve checar o cadastro e enviar os documentos necessários;
4) Para impressão do extrato de utilização é necessário informar o período que deseja consultar;
5) A impressão do extrato será feita e a solicitação finalizada.
LEGISLAÇÃO
Decreto Nº 58.639, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT. GAB nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A cidadã(o) pode se manifestar sobre o serviço prestado se não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do serviço protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 10/10/2018
Atualizado em: 04/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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