Bilhete Único Estudante ou Professor – Solicitar cancelamento de revalidação indevida
O QUE É
É a solicitação para cancelar a revalidação de Bilhete Único do Estudante, quando requerido indevidamente.
Atenção: a revalidação do cartão é a utilização do mesmo cartão que você já possui por mais um ano/semestre, sem precisar emitir um novo cartão.
QUANDO SOLICITAR
Quando emitir o boleto para pagamento de revalidação por engano e for necessário cancelá-lo para pedir a isenção do pagamento da taxa para emissão de um novo Bilhete de Estudante ou Professor.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que possuam o Bilhete Único do Estudante ou Professor.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);
- Comprovante de residência no nome do munícipe ou responsável (quando for menor de idade).
Documentos a serem entregues:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado) - cópia;
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto) - cópia.
PRAZO MÁXIMO
07 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
4) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão;
5) A informação de finalização do protocolo trará informações sobre a alteração nos cadastros para o nome social.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É de extrema importância que o estudante mantenha suas informações atualizadas.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 10/10/2018
Atualizado em: 25/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS