Bilhete Único Estudante ou Professor – Solicitar cancelamento de revalidação indevida
O QUE É
É a solicitação para cancelar a revalidação de Bilhete Único do Estudante, quando requerido indevidamente. (atenção: a revalidação do cartão é a utilização do mesmo cartão que você já possui por mais um ano/semestre, sem precisar emitir um novo cartão).
QUANDO SOLICITAR
Quando emitir o boleto para pagamento de revalidação por engano e for necessário cancelá-lo para pedir a isenção do pagamento da taxa para emissão de um novo Bilhete de Estudante ou Professor.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que possuam o Bilhete Único do Estudante ou Professor.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);
- Comprovante de residência no nome do munícipe ou responsável (quando for menor de idade).
Documentos a serem entregues:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado) - cópia;
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto) - cópia.
PRAZO MÁXIMO
07 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Portal de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
2) Acompanhar a solicitação na aba “Minhas Solicitações do Portal de Atendimento SP156 (link direciona para portal externo);
3) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
4) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão;
5) A informação de finalização do protocolo trará informações sobre a alteração nos cadastros para o nome social.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)
Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- A matrícula do estudante deve estar ativa no sistema;
- É de extrema importância que o estudante mantenha suas informações atualizadas.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.
Criado em: 10/10/2018
Atualizado em: 24/11/2022