Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Bilhete Único Estudante ou Professor – Solicitar cancelamento de revalidação indevida

O QUE É 

É a solicitação para cancelar a revalidação de Bilhete Único do Estudante, quando requerido indevidamente. 

Atenção: a revalidação do cartão é a utilização do mesmo cartão que você já possui por mais um ano/semestre, sem precisar emitir um novo cartão.

QUANDO SOLICITAR

Quando emitir o boleto para pagamento de revalidação por engano e for necessário cancelá-lo para pedir a isenção do pagamento da taxa para emissão de um novo Bilhete de Estudante ou Professor.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que possuam o Bilhete Único do Estudante ou Professor.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem apresentados:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado);

- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);

- Comprovante de residência no nome do munícipe ou responsável (quando for menor de idade).

Documentos a serem entregues:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado) - cópia;

 - CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto) - cópia.

PRAZO MÁXIMO 

07 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br; 

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;

4) Caso a SPTrans precise de mais informações: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;

4) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão; 

5) A informação de finalização do protocolo trará informações sobre a alteração nos cadastros para o nome social.

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)

Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- É de extrema importância que o estudante mantenha suas informações atualizadas.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

 São Paulo Transporte S/A – SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 10/10/2018

Atualizado em: 24/11/2022

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS