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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Guias e sarjetas - Solicitar capinação

O QUE É 

É a solicitação para capinação do mato, grama e vegetação rasteira localizados em:

- sarjetas e calçadões;

- pontos e abrigos de ônibus;

- mobiliários urbanos nos passeios públicos;

- canteiros laterais;

- passarelas e escadarias; 

- passagens subterrâneas, túneis, pontes, viadutos e vias pertencentes à rede viária estrutural;

- passeios públicos de áreas comerciais.

QUANDO SOLICITAR

Quando houver mato, grama e vegetação rasteira em excesso ou fora da normalidade.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa moradora do município de São Paulo. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias:

- Endereço da ocorrência;

- Descrição da ocorrência

PRAZO MÁXIMO 

Prazos estabelecidos nos Contratos – A realização deste serviço segue cronograma dos Planos de Trabalho aprovados pela Prefeitura. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial: 

Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços);

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – Consulte os endereços das unidades do Descomplica SP (clique aqui).

Telefônico: 

- Central Telefônica 156

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acessar um dos canais de atendimento;

2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias;

3) A ocorrência registrada no sistema é encaminhada para as empresas prestadoras dos Serviços de Limpeza Urbana para a análise de demais providências para sanar o problema; 

4) A Fiscalização poderá comparecer ao local para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema;

5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão. 

6) A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo). 

- Contratos firmados entre a Prefeitura de São Paulo e as empresas prestadoras dos serviços de limpeza urbana. 

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Executiva de Limpeza Urbana - SELIMP

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO    

É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 09/04/2018

Atualizado em: 16/05/2022

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