Selo de Acessibilidade Digital
O QUE É
O Selo de Acessibilidade Digital certifica sites e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente.
QUANDO SOLICITAR
Em qualquer momento, quando houver interesse em solicitar o Selo de Acessibilidade Digital.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas responsáveis por sites e portais eletrônicos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da pessoa solicitante;
- Domínio;
- Endereço eletrônico (URLs) das páginas a serem certificadas.
Documentos a serem entregues para solicitação:
Caso o site ou portal seja de propriedade de pessoa física que não possua certificado digital:
- Documento de identificação com foto – cópia digitalizada;
- CPF do requerente ou do representante legal – cópia digitalizada;
- Comprovante de endereço – cópia digitalizada;
- Procuração do representante legal, quando for o caso – cópia digitalizada;
Caso o site ou portal seja de propriedade de pessoa jurídica que não possua certificado digital:
- Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – cópia digitalizada;
- Estatuto social ou contrato social em vigor – cópia digitalizada;
- Documento que comprove o registro do domínio do site no Registro de Domínios para a Internet no Brasil (Registro.Br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI – cópia digitalizada;
- Autorização e Termo de Compromisso assinados pelo requerente ou representante legal, quando for o caso – cópia digitalizada;
- Indicações de quais páginas serão avaliadas – cópia digitalizada;
- Comprovação de pagamento de preço público mediante apresentação de DAMSP quitada – cópia digitalizada.
PRAZO MÁXIMO
120 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal SP156 (você já está aqui!);
-E-mail da Acessibilidade Digital: acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
3) Será elaborado um Parecer Técnico, que poderá concluir pela concessão do Selo de Acessibilidade Digital ou pela necessidade de adequação dos sites e portais avaliados;
4) O Parecer Técnico é enviado para a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). Se a CPA aprovar, o Selo de Acessibilidade Digital é enviado para a pessoa solicitante e para publicação em Diário Oficial.
E-mail:
1) Envie e-mail para acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br com os documentos digitalizados em anexo e informe que deseja solicitar o selo de acessibilidade digital;
2) Aguarde o atendimento.
OBSERVAÇÕES
- O Selo de Acessibilidade Digital será emitido no formato de certificado de atributo, documento eletrônico que qualifica o responsável pelos portais e sites eletrônicos certificados e assegura a autenticidade do Selo e a legitimidade de seu titular.
- O Selo é válido por 2 anos, renovável por 1 vez, totalizando um período de 4 anos.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.146/15 – Artigo 63 (link direciona para portal externo);
Decreto 49.063/07 (link direciona para portal externo);
Portaria SMPED-GAB 28/19 (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 17/05/2018
Atualizado em: 14/09/2022
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS