Solicitar apoio para busca de pessoa desaparecida
O QUE É
Serviço responsável por auxiliar na busca, identificação e orientação em casos de desaparecimento, por meio de pesquisa e divulgação de informações em bancos de dados municipais e serviços em geral da Administração Pública Municipal. O serviço também oferece apoio às famílias que necessitem de acolhimento, escuta e/ou algum atendimento especializado (jurídico, social, psicológico, dentre outros) durante o processo de busca, quando solicitado presencialmente.
QUANDO SOLICITAR
Quando desejado apoio para localização de pessoas desaparecidas.
PÚBLICO-ALVO
Familiares que buscam pessoa desaparecida e que tenham registrado boletim de ocorrência (B.O.).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Boletim de ocorrência (B.O.) de desaparecimento;
- Dados da pessoa desaparecida;
- Dados da pessoa solicitante;
- Contexto do desaparecimento.
PRAZO MÁXIMO
5 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156;
- Facebook SMDHC Desaparecidos (clique aqui).
Presencial:
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para os endereços);
- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 69 (clique aqui para mapa). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. É necessário agendar com antecedência pelo telefone 2833-7150 ou pelo Portal SP156.
- Posto Avançado de Localização Familiares e de Pessoas Desaparecidas - Rua Mauá, nº 36 – Santa Cecília – Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h (clique aqui para mapa).
Telefônico (para informações):
- Whatsapp SMDHC Desaparecidos - (11) 97549-9770.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço nos canais eletrônicos ou presencialmente;
2) Preencher o formulário;
3) Anexar o Boletim de Ocorrência;
4) Acompanhar o protocolo de sua solicitação, se realizada no Portal de Atendimento SP156 (clique aqui);
5) A equipe técnica insere alerta de desaparecimento em sistemas de atendimento municipais (assistência social, entre outros);
6) A equipe técnica elabora notificação de desaparecimento para divulgação em redes sociais e canais de comunicação institucionais;
7) A equipe técnica monitora os sistemas e acompanha o andamento da investigação, informando a pessoa solicitante quando da localização da pessoa desaparecida;
8) Em caso de atendimento presencial, a equipe técnica, além da escuta humanizada e qualificada do relato, pode acionar outros órgãos e sugerir o encaminhamento da pessoa solicitante para atendimentos especializados.
LEGISLAÇÃO
- Lei Federal nº 13.812, de 16 de março de 2019, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas;
- Lei Estadual nº 15.292, de 8 de janeiro de 2014 do Estado de São Paulo, que define diretrizes para a política estadual de busca de pessoas desaparecidas;
- Portaria nº 002/SMDHC/2019 - Organização e procedimentos da Ouvidoria de Direitos Humanos.
OBSERVAÇÕES
- Para solicitação do boletim de ocorrência, dirija-se à delegacia mais próxima ou acesse o portal da delegacia eletrônica (clique aqui).
- Para mais informações e orientações, ver GUIA DE ORIENTAÇÕES À BUSCA E IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS DESAPARECIDAS NA CIDADE DE SÃO PAULO (clique aqui).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH) – Rua Dr. Falcão Filho, 69 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Caso a manifestação seja a respeito de serviço prestado pela Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH), também é possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 05/04/2018
Atualizado em: 02/09/2020
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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