Denunciar violência e discriminação contra pessoa usuária de drogas
O QUE É
Serviço responsável por receber, encaminhar e monitorar denúncias de discriminação e/ou violência contra pessoas que sofrem problemas com uso abusivo de drogas, demais substâncias psicoativas e álcool.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver identificação de situações de violência e/ou discriminação de pessoa por estar sob o efeito de substâncias psicoativas ou sob a condição de dependência das mesmas.
PÚBLICO-ALVO
Pessoa que seja vítima ou pessoa que presencie situação de violência e/ou discriminação contra pessoa sob efeito ou em uso abusivo de substâncias psicoativas.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Se a violência foi cometida por agente público;
- Endereço, data e horário aproximado da ocorrência;
- Descrição da ocorrência.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para os endereços - link direciona para portal externo);
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço no Portal SP156 ou presencialmente;
2) Preencher o formulário, quando a denúncia for realizada no Portal SP 156;
3) A equipe técnica recebe a denúncia com informações sobre horário, local e envolvidos;
4) A equipe técnica encaminha a denúncia, via ofício, ao órgão responsável por apuração;
5) A equipe técnica monitora o encaminhamento da denúncia e informa a pessoa que fez a denúncia sobre o resultado.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Para acessar informações referentes a direitos, programas e projetos para pessoas usuárias de drogas (clique aqui - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos que está localizada na Rua Dr. Falcão Filho, 99 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clicar aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
Caso a manifestação seja a respeito de serviço prestado pela Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH), ela também poderá ser registrada na Ouvidoria Geral do Município (OGM) nos canais SP156.
Criado em: 05/04/2018
Atualizado em: 05/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS