Táxi - Denunciar cobrança indevida durante viagem
O QUE É
É o registro de denúncia referente à cobrança feita durante viagem com motoristas de táxi licenciados em São Paulo.
As possibilidades de denúncias envolvem:
- Ausência de máquina para pagamento com cartão de crédito/débito;
- Cobrança de tarifa diferente do indicado pelo taxímetro;
- Taxímetro adulterado.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver suspeita ou constatação de alguma das irregularidades.
PÚBLICO ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Data;
- Horário;
- Endereço da ocorrência;
- Placa do veículo.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
Central telefônica 156.
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras;
- Descomplica SP;
- Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Registro da reclamação nos canais de atendimento do SP156;
2) A reclamação será encaminhada para o setor de Disciplina do Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui para acessar informações sobre o responsável pelo serviço - link direciona para portal externo);
3) O motorista será convocado para prestar esclarecimentos;
4) Conclusão do processo e encerramento do protocolo.
LEGISLAÇÃO
- Lei n° 7.329/1969 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 10.154/1986 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 14.491/2007 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/DTP nº 146/2008 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 16.311/2015 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 31/01/2018
Atualizado em: 28/05/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS