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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Central SP156 - Fazer reclamação

ATENÇÃO: este serviço é dedicado somente ao atendimento prestado pela Central SP156 via telefone e “chat”. Reclamações sobre a execução dos serviços ou sobre o portal e aplicativo SP156 devem ser dirigidas a outros canais. Em caso de dúvidas, ligue 156.
O QUE É
É o registro de reclamação em relação ao atendimento da Central SP156. 
A central fornece informações sobre a maioria dos serviços municipais e também registra solicitações pelos cidadãos. A execução do serviço é feita pelo órgão responsável.
QUANDO SOLICITAR
Quando a cidadã ou o cidadão quiser reclamar sobre o atendimento da Central SP156.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa que tenha utilizado os serviços da Central SP156.
REQUISITOS, DOCUMENTOS OU INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:

- Tipo de reclamação;

- Data da ligação/conversa;

- Horário da ligação/conversa;

- Telefone de origem da ligação;

- Observações (número de protocolo, por exemplo);

- Descrição da reclamação.

PRAZO MÁXIMO
30 dias. 
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Telefônico:
Ligando 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Registrar a manifestação em um dos canais SP156;
2) Preencher o formulário eletrônico;

3) Acompanhar o protocolo na aba "Acompanhe sua solicitação" (clicar aqui para acessar);
4) A reclamação é analisada;
5) Se necessário, o(a) atendente específico(a) será reorientado(a);
6) Ao ser concluída a manifestação, a solicitação apresentará o status "Finalizado" e a pessoa receberá e-mail ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
- Este serviço não se refere à execução dos serviços prestados pela Prefeitura e nem à organização do portal e aplicativo SP156.

- O atendimento de assuntos  de Ilume (Departamento de Iluminação Pública) e Atende+ é feito por outras centrais de atendimento. Por isso, reclamações destes serviços não são analisadas por este canal.

- Em casos de reiteração, o prazo de 30 dias volta a ser contado.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT

Criado em: 11/05/2018

Atualizado em: 15/08/2023

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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