Denunciar loteamento irregular ou clandestino
O QUE É
É a fiscalização realizada pela Prefeitura de loteamentos irregulares.
Loteamento é a divisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aberturas de novas vias de circulação (ruas, vielas ou avenidas).
QUANDO SOLICITAR
Quando observar abertura de vias e demarcação de lotes sem as devidas autorizações municipais.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço próximo com número para servir de referência para a fiscalização localizar o loteamento;
- Descrição da ocorrência.
PRAZO MÁXIMO
60 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Não há.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços dos Descomplica SP).
Telefônico:
- Central SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento;
2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias;
3) A solicitação é encaminhada para a Supervisão de Fiscalização das Subprefeituras;
4) O Agente Vistor (Fiscal) da Subprefeitura realizará vistoria ao local para verificar as condições físicas e documentais do loteamento;
5) Uma vez constatada a irregularidade, emitirá multa e intimação para que o responsável pelo loteamento regularize a situação;
6) Não atendida a intimação, a multa será reaplicada, sem prejuízo de aplicação de demais sanções previstas (apreensão de máquinas e equipamentos utilizados para executar a implantação do loteamento, apreensão/inutilização de materiais de construção, embargo de obras, etc.).
LEGISLAÇÃO
Lei 16.402/16 (link direciona para portal externo);
Decreto 57.443/16 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Os adquirentes de lotes também serão penalizados com a apreensão/inutilização de material de construção, embargo e demolição da obra.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 06/03/2018
Atualizado em: 16/07/2020
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS