Solicitar plantio de árvores em passeio público ou calçada
O QUE É
É o plantio de muda de árvores em calçada ou passeio público realizado pela equipe de plantio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
QUANDO SOLICITAR
Quando se desejar o plantio de muda(s) de árvore(s) em calçadas/passeios públicos.
PÚBLICO ALVO
Pessoas interessadas no plantio de árvores em calçadas/passeios públicos em frente ao seu imóvel.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos necessários para pedir o plantio:
- A pessoa solicitante deve ser proprietária do imóvel à frente do local onde se plantará a(s) mudas de árvore(s). No caso de não ser proprietária, apresentar procuração com firma reconhecida da pessoa proprietária.
Informações necessárias para pedir o plantio:
- Endereço que deseja que seja feito o plantio;
- Tipo de pessoa (física ou jurídica);
- Telefone.
Documentos a serem apresentados para pedir o plantio:
- Documento oficial com foto e/ou contrato social no caso de pessoa jurídica;
- IPTU recente do imóvel onde será realizado o plantio ou documento que comprove a isenção do IPTU.
Em caso da pessoa solicitante não ser proprietária do imóvel referente ao endereço da solicitação:
- Procuração com firma reconhecida;
- Documento oficial com foto do procurador.
Em caso de solicitação ser em condomínio:
- Carta de autorização do síndico;
- Ata de eleição do síndico.
PRAZO MÁXIMO
90 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as informações necessárias e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA);
5) As informações serão analisadas e se for necessária alguma complementação de informações, a solicitação mudará o status para “Aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
6) Nesse caso, é necessário acessar a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), e complementar com as informações solicitadas, através do botão “complementar” em até 15 dias;
7) Após conclusão de análise da documentação, a solicitação apresentará o status "AGUARDANDO ANÁLISE" – para programação de vistoria. Após vistoria, a solicitação apresentará o status EM ANDAMENTO, com a informação sobre o porte da muda que será plantada no local e uma estimativa de programação de execução ou INDEFERIDO, com a justificativa do indeferimento (não será atendido). Após a execução do plantio, a solicitação apresentará o status – FINALIZADO – com a data de execução, informações da(s) espécie(s) plantada(s) e foto(s). Você receberá e-mail e mensagem de texto no celular.
LEGISLAÇÃO
Manual Técnico de Arborização Urbana (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Lei Municipal nº 14.887/2009, art. 20: competência da Secretaria do Verde (link direciona para portal externo);
Decreto Nº 58625/19 (link direciona para portal externo);
Portaria SVMA n 77/2019 (link direciona para portal externo);
Decreto 51714/2010 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - SVMA
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 20/03/2018
Atualizado em: 22/05/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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