Informações sobre CATE - Seguro Desemprego - Solicitar habilitação
O QUE É
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) que oferece, entre outros serviços, auxílio para solicitar o Seguro Desemprego.
O Seguro Desemprego é um benefício financeiro temporário, destinado a prestar assistência ao trabalhador formal ou trabalhador doméstico após demissão sem justa causa. As condições para obter o benefício estão na seção “Requisitos, Documentos e Informações” deste serviço.
Atualmente, os CATEs possuem postos próprios de atendimento e postos junto aos Descomplica SP, praças de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais.
QUANDO SOLICITAR
Quando for demitido sem justa causa ou por dispensa indireta e atender as condições anteriormente descritas.
O trabalhador formal deve solicitar o seguro no prazo de 7 a 120 dias, contados a partir da data de demissão.
O trabalhador doméstico deve solicitar o seguro no prazo de 07 a 90 dias, contados a partir da data de demissão.
PÚBLICO-ALVO
Trabalhador(a) anteriormente registrado(a), desempregado(a) em consequência de dispensa sem justa causa ou por dispensa indireta, que se enquadre nas condições anteriormente descritas.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos necessários para a solicitação:
No caso de trabalhador formal:
- Tenha sido registrado por pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
- Tenha sido registrado por pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação;
- Tenha sido registrado por 6 (seis) meses anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
- Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
No caso de trabalhador doméstico:
- Tenha sido registrado por pelo menos 15 (quinze) meses nos últimos 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
- Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Documentos necessários para a solicitação:
Trabalhador formal:
- Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada);
- Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de Trabalho com a anotação do contrato de trabalho, data de dispensa e demais anotações necessárias;
- Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;
- Requerimento do Seguro Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.
Trabalhador doméstico:
1) Documento de Identificação com foto;
2) Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
3) Carteira de Trabalho, com anotação do contrato de trabalho doméstico, com a data de dispensa;
4) Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;
5) Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, atestando a dispensa sem justa causa.
PRAZO MÁXIMO
A primeira parcela do seguro é liberada em 30 dias após a habilitação do requerimento, caso este seja liberado pelo sistema.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Agendamento para atendimento num CATE dentro dos Descomplica SP:
- Portal Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portal Emprega Brasil (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital (clique aqui para baixar o aplicativo).
Telefônico:
- Ligue para SP156.
Presencial:
Diretamente num posto próprio do CATE:
- CATE Central: Av. Rio Branco, 252 - Campos Elíseos. Telefone: 3357-2400 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE Interlagos: Av. Interlagos, 6122 – Interlagos, Telefone: 2106-2930 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE Itaquera: R. Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera, Telefone: 99012-1850 (clique aqui para ver local no mapa);
PRINCIPAIS ETAPAS
Descomplica SP:
1) Acesse o site do Descomplica para efetuar o agendamento;
2) Clique no botão de direcionamento para agendamento;
3) Selecione a Categoria “Trabalho e Emprego”;
4) Selecione o Serviço “Descomplica – Trabalho – Requerimento de Seguro Desemprego, Vagas, Currículo”;
5) Selecione o Tipo “TRABALHO – Requerimento de Seguro Desemprego”;
6) Escolha um posto de atendimento, dia e horário para comparecer;
7) Compareça na unidade escolhida no dia e horário agendados;
8) Entregue a documentação necessária;
9) A pessoa responsável pelo atendimento irá conferir a documentação e preencher os dados do requerimento do seguro-desemprego.
Telefônico:
1) Ligue para o 156 e efetue o agendamento.
Presencial:
Postos próprios de atendimento do CATE:
1) Vá a um posto de atendimento CATE;
2) Solicite o serviço de Seguro Desemprego;
3) Entregue a documentação;
4) A pessoa responsável pelo atendimento irá conferir a documentação e preencher os dados do requerimento do Seguro Desemprego.
LEGISLAÇÃO
Lei Nº 7.998/1990 (clique aqui para acessar o texto oficial);
Lei Nº 13.134/2015 (clique aqui para acessar o texto oficial);
Lei Nº 13.467/2017 (clique aqui para acessar o texto oficial);
Lei Complementar Nº 150/2015 (clique aqui para acessar o texto oficial);
Resolução CODEFAT 467/2005 (clique aqui para acessar o texto oficial).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM) por telefone ou num dos links abaixo:
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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