Informações sobre Emitir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
O QUE É
É o serviço de emissão da primeira e segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A Carteira de Trabalho é um documento do Ministério da Economia, que inclui todos os registros dos empregos do trabalhador. Além disso, ela é atualizada com informações como pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, alterações de cargo, de salário e outros.
A CTPS é um dos únicos documentos que reproduz a vida funcional do trabalhador. Ela comprova o tempo de trabalho que garante direitos trabalhistas como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.
QUANDO SOLICITAR
Quando necessitar de um documento de registro de tempo de trabalho e de garantia de direitos trabalhistas ou quando for necessária a emissão da segunda via deste documento.
PÚBLICO-ALVO
Cidadãs e cidadãos brasileiros(as) maiores de 14 anos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para Emissão de Primeira Via:
- Documento oficial de identificação civil (OBS.: CNH - Carteira Nacional de Habilitação, não é aceita como documento para a emissão da CTPS por não conter a informação da naturalidade do solicitante);
- Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
- 1 Foto 3x4 (com fundo branco, recente).
Documentos a serem apresentados para emissão de Segunda Via:
- CTPS anterior.
Em caso de perda, furto, roubo ou extravio da CTPS anterior, deve-se apresentar também:
- Boletim de Ocorrência Policial;
- Comprovação do número da CTPS anterior, que pode ser feita por meio de um dos seguintes documentos:
1) Cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa;
2) Extrato do PIS/PASEP (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) ou FGTS contendo o número da CTPS;
3) Requerimento do seguro-desemprego;
4) Termo de rescisão do contrato de trabalho, desde que homologado pelo Ministério ou Sindicato.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Descomplica SP - Clique aqui para consultar os endereços, dias e horários de atendimento em cada uma das unidades(link direciona para portal externo);
- Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) - Clique aqui para consultar os endereços, dias e horários de atendimento (link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Ir a uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo Cate (CATe) ou Descomplica;
2) Solicitar a emissão da CTPS;
3) A pessoa responsável pelo atendimento fará a conferência da documentação;
4) Elaboração de relatório com registro das informações do solicitante;
5) Emissão da CTPS.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
A prefeitura não emite Carteira de Trabalho e Previdência Social para estrangeiros. Nesses casos, a solicitação deve ser feita diretamente com a SRTb – Superintendência Regional do Trabalho (clique aqui para agendar o atendimento).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 29/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS