Informações sobre Diagnóstico de raiva em animal morto com proprietário
O QUE É
É a realização de diagnóstico de raiva em animais que morreram com proprietário/responsável e sem causa de morte definida ou com suspeita de raiva, além do direcionamento da conduta médica a ser adotada no tratamento humano contra a raiva.
QUANDO SOLICITAR
Quando o animal morrer com suspeita de raiva, ou seja, com sinais clínicos de doença neurológica, morte súbita, suspeita de envenenamento, atropelado ou sem causa definida; e/ou quando houver cães e gatos que morderam pessoas nos 10 dias anteriores à morte ou que tiveram contato com morcegos nos 180 dias anteriores à morte.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:
- CPF;
- Requisição preenchida com histórico clínico do animal.
PRAZO MÁXIMO
O corpo do animal é recebido imediatamente após conversa com o médico veterinário plantonista no momento da chegada à Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) - Rua Santa Eulália, 86 – Santana – Atendimento 24 horas, inclusive feriados (link externo para mapa da Divisão de Vigilância de Zoonoses);
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para endereços das unidades de atendimento das Subprefeituras).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) O proprietário ou médico veterinário deverá levar o corpo do animal suspeito ao DVZ e informar a condição da morte do animal;
2) Será feita avaliação pelo profissional de plantão e, se o animal for suspeito de raiva, o corpo será recebido;
3) Se o animal não for suspeito de raiva, o proprietário será orientado a levar o corpo em um dos transbordos que recebem animais mortos.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
Consulte mais informações aqui (link que direciona ao portal externo).
Para informações adicionais ou dúvidas ligue para a DVZ: 3397-8900.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Saúde (SMS) - Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço em contato com a Ouvidoria SUS (link direciona para portal externo).
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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