Informações sobre Autorização Especial de Trânsito de Caminhão (AETC)
O QUE É
É uma autorização específica que permite o acesso de caminhões em locais com restrição de trânsito no município de São Paulo:
- Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC);
- Zona Especial de Restrição de Circulação (ZERC);
- Vias Estruturais Restritas (VER).
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar que a atividade executada pelo veículo atenda as exigências da legislação vigente.
A renovação da Autorização Especial de Trânsito de Caminhão (AETC) deverá ser solicitada a partir de 30 dias antes da validade, repetindo os passos do serviço como se fosse uma nova AETC.
PÚBLICO-ALVO
Pessoa física ou jurídica que se enquadre nas normas para as seguintes atividades:
- Acesso a estacionamento próprio;
- Cobertura jornalística;
- Coleta de lixo;
- Concretagem;
- Concretagem-bomba;
- Controle de zoonoses;
- Feiras-livres;
- Mudanças;
- Obras e serviços essenciais;
- Remoção de terra e entulho em obras civis;
- Serviço postal;
- Serviços essenciais de sinalização de trânsito;
- Socorro mecânico de emergência (guincho);
- Transporte de material imunobiológico, vacinas e kits para sorologia;
- Transporte de máquinas, equipamentos e materiais para construção;
- Transporte de caçambas estacionárias;
- Transporte de produtos alimentares perecíveis;
- Transporte de produtos perigosos;
- Transporte de valores;
- Veículo Urbano de Carga (VUC).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues para solicitar o serviço:
- Requerimento para Autorização Especial de Trânsito (RAETC) - original;
- Carteira de identidade ou CNH da pessoa solicitante ou representante com poderes de administração - cópia;
- CPF – cópia;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado - cópia;
-Caso o veículo não seja de propriedade do requerente, deverá ser enviado comprovante do vínculo tais como: contrato de prestação de serviços, contrato de leasing ou de locação com identificação do veículo – cópia, declaração original da empresa contratante (original)
- Contrato Social e CNPJ, para os casos de Pessoa Jurídica - cópia;
- Procuração Específica – cópia;
- Documentação específica, de acordo com a Condição/Atividade na qual o veículo foi inscrito (link direciona para portal externo).
Informações necessárias para solicitação:
Para cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE) – Pessoa física:
- CPF;
- RG;
- Órgão emissor e data de expedição de RG;
- Data de nascimento;
- Nome completo;
- CNH;
- Sexo;
- Endereço completo;
- Telefone;
- E-mail;
- Usuário e senha para sistema.
Para cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE) – Pessoa jurídica:
- Razão social;
- CNPJ;
- Nome fantasia;
- Inscrição estadual;
- Endereço completo;
- Representante (nome, CPF, cargo);
- Telefone;
- E-mail;
- Usuário e senha para sistema.
PRAZO MÁXIMO
15 dias após o recebimento da documentação, se não houver incorreção ou insuficiência na documentação enviada.
O prazo informado não se aplica para as condições de Veículo Urbano de Carga e Socorro Mecânico de Emergência.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Carta:
- Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/DSV - Caixa Postal 25998 – CEP 05513-970.
Eletrônico:
Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE) - link direciona para portal externo.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar o Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE) - link direciona para portal externo;
2) Informar código de letras e/ou números e clicar “validar”;
3) Acessar o sistema informando CPF/CNJP e senha previamente cadastrados. Caso não tenha cadastro, selecione “cadastro de pessoa física” ou “cadastro de pessoa jurídica” e preencher todos os campos;
4) No SUAE, selecionar o tipo de autorização especial desejada: “Requerimento para circulação de Caminhões em áreas de acesso restrito”;
5) No passo 1, informar dados da atividade:
- Caso o cadastro tenha procurador, informe CPF e nome do(a) procurador(a);
- Selecionar “Condição/atividade”;
- Ler as orientações e selecionar “Continuar”;
6) No passo 2, preencher dados do logradouro apenas para os casos de condição/atividade de Acesso a Estacionamento Próprio;
7) No passo 3, preencher dados do veículo;
8) No passo 4, conferir relação de documentos a serem enviados à CET/DSV, selecionar “Finalizar e Imprimir Protocolo”;
9) Imprimir e assinar o requerimento;
10) Enviar o requerimento assinado e os demais documentos por carta;
11) A solicitação será analisada pela equipe técnica que poderá exigirá documentação complementar. Neste caso, a complementação precisa ser feita pela pessoa solicitante dentro do prazo estipulado;
12) A AETC deferida tem validade máxima de até dois anos. Para conferir a vigência da autorização do veículo, a pessoa solicitante deve acessar o próprio cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE).
Para consultar a situação do requerimento no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), acesse o sistema e clique na opção “consultar requerimentos”.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 56.920/2016 (link direciona para portal externo);
Portaria nº 137/2018 SMT.GAB (link direciona para portal externo);
Portaria nº 154/2018 SMT.GAB (link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
Acessar os mapas das zonas de restrição (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT
Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/DSV
MANIFESTAÇÃO SOBRE SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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