Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CATE – Cursos e Capacitações On-line

O QUE É 

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) que oferece diversos serviços à população, dentre eles, cursos de qualificação on-line gratuitos para enriquecer o currículo e auxiliar na recolocação no mercado de trabalho.

Atualmente são mais de 300 cursos certificados disponíveis na plataforma CATE, em 6 eixos temáticos: Economia Criativa, Gastronomia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologia, Saúde e Bem-estar, e Gestão, Empreendedorismo e Trabalho.

QUANDO SOLICITAR

Quando quiser iniciar o aprendizado num determinado assunto ou agregar valor ao seu currículo.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas a partir de 14 anos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Não há requisitos ou documentos necessários para solicitação. Para iniciar um curso, basta se cadastrar na plataforma CATE, escolher um tema e iniciar seus estudos.

PRAZO MÁXIMO 

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal do CATE (clique aqui para acessar o portal).

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acesse o site do CATE;

2) Realize o cadastro ou, se já estiver cadastrado, clique em “Cursos” na tela inicial;

3) Escolha um curso por eixo temático;

4) Selecione e inicie seu curso;

5) Ao terminar os estudos, o portal emitirá um Certificado de Conclusão.

LEGISLAÇÃO

Não há.

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM) por telefone ou num dos links abaixo:

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 11/03/2025

Atualizado em: 01/04/2025

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS