Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Motofrete Recurso de Cassação - Licença

O QUE É

É o procedimento para que o Condutor de Motofrete apresente defesa no processo de cassação da LICENÇA. A cassação é uma penalidade e para que seja aplicada é instaurado um processo administrativo aos condutores infratores. Caso a Licença de Motofrete seja cassada, o condutor perde o direito de exercer a atividade de motofretista.

QUANDO SOLICITAR 

O motofretista poderá apresentar a defesa a partir do momento que receber a notificação do processo de cassação. Ele será notificado pelo Departamento de Transportes Públicos - DTP por e-mail, telefone ou carta com aviso de recebimento. 
Caso essas tentativas de contato não surtam efeito, a notificação será publicada no Diário Oficial da Cidade (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

PÚBLICO-ALVO  

Qualquer Condutor de Motofrete registrado no Processo de Cassação.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES   

Requisitos necessários para a solicitação
- Ter sido notificado sobre a instauração de Processo Administrativo de Cassação.

Documentos necessários para a solicitação:

- Após a notificação o motofretista tem direito a recorrer em 1º Grau, e caso necessário, em 2º Grau. Em cada etapa, o condutor apresenta a defesa e os documentos que comprovem as justificativas.

PRAZO MÁXIMO   
20 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO  

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico: 
E-mail: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Envie um e-mail para dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br informando que recebeu a notificação de cassação. Neste e-mail, apresente informações e documentos para sua defesa com a justificativa; 

2) A Comissão de Cassação do Departamento de Transportes Públicos - DTP fará a análise dos documentos apresentados; 

3) Se as informações e documentos enviados confirmarem a defesa apresentada, o motofretista será comunicado via e-mail, o processo de cassação será encerrado e o condutor poderá continuar atuando na atividade normalmente; 

4) Caso contrário, será confirmada a cassação em 1º Grau;

5) O motofretista poderá recorrer em 2º Grau se possuir documentos adicionais de defesa que não foram apresentados anteriormente. Na mesma linha de e-mails, envie novos documentos para sua defesa; 

6) A Comissão de Cassação fará nova análise dos documentos acrescentados; 

7) O motofretist será informado sobre a decisão final via e-mail. Comprovando a defesa, o processo será encerrado e o condutor poderá trabalhar. Caso contrário, a cassação será confirmada e o motofretista perderá o direito de atuar na atividade.

OBSERVAÇÕES

Para mais informações sobre Motofrete (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

LEGISLAÇÃO  

Lei 14.491/2007 (link direciona para portal externo);

Decreto 48919/2007 (link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL  

- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);

- Departamento de Transportes Públicos (DTP);

- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO  
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 07/03/2025

Atualizado em: 02/04/2025

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS